A Omnistory é um projeto desafiador, ousado e altamente inovador. Nascida para ser um laboratório Omnichannel, integrando loja física, aplicativo, e-commerce, vending machine e shopping TV.
A plataforma Omnistory tem o propósito de integrar tecnologias, ferramentas e soluções, proporcionando ao omniconsumidor um ambiente de experiências altamente disruptivo, onde ele pode ter uma jornada de compras completa e integrada, seja fazendo uma experimentação individual, seja com a participação dos consultores de experiências ou considerando as opiniões e experiências de outros clientes através do compartilhamento de reviews e classificações.
Concebida em 6 macro pilares – Pessoas, Design Estratégico, Tecnologia, Sustentabilidade, Controles e Mensuração de Resultados, e Ativação Digital no Ponto de Venda, a Omnistory de fato coloca o consumidor, suas perspectivas e suas necessidades no centro, e parte da premissa de que a tecnologia e as ferramentas tecnológicas foram integradas ao projeto pelas pessoas, para as pessoas e a serviço delas.
A Omnistory coloca o consumidor, suas perspectivas e suas necessidades no centro, e parte da premissa de que a tecnologia foi integrada ao projeto pelas pessoas, para as pessoas e a serviço delas
Tendo em mente a premissa de que não acreditamos na tecnologia com um fim em si mesma e sim como uma facilitadora de interação e comunicação, colocamos uma lupa no pilar Pessoas – a verdadeira essência de relacionamento, individualização e personalização na Omnistory.
Consultores de Experiências
Os Consultores de Experiências, não mais vendedores, são aqueles preparados para fornecer um atendimento assistido completo, com competência e conhecimento técnico suficientes para promover explicações e recomendações não apenas dos produtos comercializados, mas em profundidade sobre seus usos e aplicações, além de habilidades comportamentais e atitudinais alinhadas com o propósito da Omnistory e seu conceito disruptivo.
Mais do que isso, quando se fala em uma experiência humanizada, a proposta é que educação, experimentação e atendimento consultivo personalizado sejam combinados à liberdade de expressão e atuação individual do Consultor de Experiência, na interação e relacionamento com o cliente.
Ao construir este conceito e dar vida a ele através das pessoas que integrariam este time, vivemos no período de concepção da Omnistory os mesmos dilemas que todos os empresários, diretores, gerentes, supervisores e todo o varejo, de forma geral vive:
- Qual é a equação vencedora quando se fala de pessoas e das equipes?
- Qual é o melhor resultado possível quando se fala das escolhas que envolvem o time que farão toda esta mágica da experiência na Omnistory acontecer?
- E, como montar e sustentar perenemente um time que enfrentará todas as dificuldades do varejo com vigor, motivação e o mesmo encantamento inicial do projeto?
Com mais perguntas do que respostas em mente, seguimos todos os passos que recomendamos diariamente aos nossos próprios clientes:
- Vamos investir tempo para afiar o machado: tenhamos em mente, de forma clara e sem qualquer dúvida, o perfil desejado, adequado e aquele que transmitirá aos nossos clientes a verdade do nosso negócio. Um bom conceito e um excelente produto podem ser simplesmente destruídos por uma equipe que não comprou a ideia, propósito, projeto e produto.
- Vamos fazer com que estas pessoas entendam a mensagem e o propósito da marca. Façamos com que elas vivam este propósito!
- De todas as pessoas disponíveis, vamos escolher aquelas que tenham vigor natural, curiosidade e, principalmente, que tem brilho nos olhos.
- Vamos proporcionar conhecimento técnico e testar exaustivamente o aprendizado adquirido. Vamos começar de novo e de novo.
- Vamos comunicar com paixão o papel delas no contexto. Empoderar é um termo atual e está na moda. Empoderar de fato passa por fazer com que as pessoas conheçam seu papel, suas habilidades, mas, principalmente, que estejam apaixonadas pelo seu projeto.
- Vamos olhar cuidadosamente para os processos operacionais que estamos criando. Menos é mais. No final do dia, as pessoas precisam ter tempo para se relacionar com os clientes e o processo deve apenas apoiá-las nisso.
- Vamos treinar, treinar e treinar. Não existe outro mecanismo pelo qual uma pessoa que não conhece o projeto esteja absolutamente integrado a ele.
- Vamos premiar o bom desempenho, o excelente atendimento, a excelência operacional e em vendas, mas, sobretudo, vamos premiar a satisfação do cliente.
- Paralelamente, estejamos atento às falhas para corriji-las imediatamente.
- Vamos comemorar as conquistas diárias.
- E vamos promover a energia e o engajamento necessários para começar todos os dias novamente, tendo a certeza de que estamos nos reinventando e fazendo melhor todos os dias novamente.
Conceito, pessoas certas no lugar certo, e atitude, estão combinados com tecnologia, que permite que este time seja munido de informações sobre os consumidores e seu histórico de compras para a personalização do atendimento, que mede a satisfação dos clientes que entram e saem da loja por reconhecimento facial, e ainda possibilita que a equipe seja dimensionada a partir da medição de tráfego por dia e hora.
Além disso, controles precisos de conversão de vendas, desempenho, tíquete médio e Índice de Satisfação Omnistory, permitem a comemoração dos bons resultados, remuneração por desempenho, reconhecimento por performance, correção imediata de desvios e a importante celebração das conquistas, tão fundamental na manutenção do engajamento e motivação das equipes!
O resultado de tudo isso pode ser visto e comprovado na Omnistory que será inaugurada no dia 29 de agosto, no Shopping Villa Lobos, em São Paulo, como parte da abertura oficial do Latam Retail Show, que acontece no período de 29 a 31 de agosto no Expo Center Norte também em São Paulo.
Esperamos você lá para viver esta experiência conosco!