O movimento de consumidores nos shopping centers brasileiros subiu 0,16% entre os dias 5 a 13 de agosto (semana do Dia dos Pais), na comparação com o mesmo período do ano passado. A região que apresentou a maior alta no intervalo foi a Nordeste.
A expansão do fluxo de pessoas, medida pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) em parceria com a FX Retail Analytics, veio após um crescimento no indicador já no mês de julho, que tinha avançado em 2,58%, frente ao mesmo período do ano passado.
Em maio o indicador referente ao Dia das Mães tinha apontado uma retração de 1,85%, frente 2016. Ou seja, o avanço no fluxo começou a ser sentido com mais força apenas no segundo semestre.
Por região
O levantamento mostrou ainda o desempenho do fluxo de visitantes de acordo com a região do País. Na medição, a que apresentou o melhor desempenho no Dia dos Pais, em termos de visitação, foi o Nordeste.
Segundo a pesquisa da Abrasce, a região viu um incremento de 4,58% no total de visitas aos shopping centers da região, frente ao resultado obtido na data comemorativa do ano passado. Em seguida, veio a região Sul, que apresentou uma expansão no fluxo de clientes de cerca de 2,08%, na mesma base comparativa.
Já na região Sudeste o fluxo de visitantes viu um recuo no período, diminuindo em aproximadamente 2,96%, aponta o indicador da FX Retail.
Fonte: DCI