Quase metade dos brasileiros visita bares e restaurantes uma vez por semana

Estudo Opus, CGA by NIQ, mostra que consumo no local de compra está no coração da vida social no País

Entre os brasileiros que frequentaram bares, restaurantes, cafés e estabelecimentos similares nos últimos três meses, 48% deles afirmaram ter ido a um desses locais pelo menos uma vez por semana. O número de visitantes frequentes mostra como o modelo on premise (consumo no local da compra) está no coração da vida social e dos gastos dos consumidores brasileiros.

Este é o primeiro estudo da NielsenIQ para o setor no Brasil. Chamada de Pesquisa de Usuários de On Premise (Opus), da CGA by NIQ, o relatório traz uma análise especializada dos hábitos e preferências dos brasileiros baseada em uma pesquisa com 7.500 consumidores premium. A Opus já é um serviço frequente oferecido à indústria globalmente por mais de uma década e utilizada, principalmente, por empresas de bebidas.

Os dados, atualizados duas vezes no ano, promovem insights sobre comportamentos, ocasiões e preferências de consumo de on premise em relação às marcas, categorias específicas e subcanais mais valiosos para investir.

Popularidade de bares e restaurantes no Brasil

Os primeiros insights da Opus destacam a enorme popularidade de bares e restaurantes no Brasil. Os comportamentos em on premise também desempenham um papel importante nos gastos off premise (consumo fora do local de compra) — 4 em cada 5 consumidores no Brasil concordam que é “provável” ou “muito provável” que comprem uma bebida para consumir em casa se experimentarem e gostarem dela enquanto estão em um bar ou restaurante.

O estudo oferece uma série de outros achados, que ajudam fornecedores e operadores a obter maior engajamento do consumidor, vendas e satisfação dos clientes. Entre eles:

  • Quase metade (47%) dos visitantes costuma beber cerveja no mesmo local onde compram no Brasil, tornando-a a categoria de bebidas mais popular, à frente do vinho (28%) e das bebidas destiladas (22%);
  • O uísque é a subcategoria em que os consumidores são mais propensos a fazer um upgrade, com um quinto (19%) dos seus consumidores dispostos a pagar mais por uma bebida de melhor qualidade;
  • A icônica Caipirinha é o coquetel mais popular do Brasil, mas uma variedade de drinks clássicos também têm bom desempenho, incluindo Gin Tônica, Margarita, Mojito e Piña Colada;
  • Mais da metade (57%) dos consumidores costuma frequentar restaurantes no Brasil, com um número significativo utilizando churrascarias (40%), cafés (37%) e botecos (25%). Cerca de um terço sai para uma refeição casual e um quarto para uma refeição rápida, sublinhando a natureza descontraída das visitas a locais on premise.

Empresas globais querem entender o consumidor brasileiro

O estudo também fornece informações vitais sobre o que os consumidores procuram ao comer e beber fora. Mais de 2 em cada 5 consumidores citam um bom serviço (46%), qualidade da comida (43%) e valor pelo dinheiro (42%) como fatores importantes.

Com o Brasil se tornando o mais novo mercado impactado pela Opus, a pesquisa passará a ser complementada neste ano por um banco de dados mais completo de estabelecimentos de alimentação e bebidas, utilizado por empresas de todo mundo, chamado Outlet Index da CGA by NIQ. Esse banco de dados fornece uma análise sem precedentes do tamanho e da forma do canal on premise em constante mudança, com segmentação disponível para ajudar os fornecedores a otimizar suas estratégias de vendas e identificar e fechar lacunas de distribuição.

Matthew Crompton, vice-presidente das Américas da CGA by NIQ, afirmou que a equipe da CGA by NIQ está encantada por apoiar, pela primeira vez, os negócios de on premise no Brasil. “Esta é uma das cenas de bares e restaurantes mais vibrantes do mundo, e nosso lançamento responde à demanda de nossos clientes globais para melhorar os insights em um mercado competitivo com um rico potencial de crescimento”, destaca Crompton.

Para o executivo, a pesquisa Opus fornece aos fornecedores os dados necessários para tomar decisões de investimento confiantes. Ele acredita que o lançamento do Outlet Index, no final do ano, adicionará outra dimensão às estratégias bem-sucedidas. “O on premise é absolutamente vital para a experimentação e a valorização de marcas no Brasil, e nossas soluções podem estabelecer as bases para ganhos substanciais em vendas e participação nos próximos meses e anos”, conclui o vice-presidente.

Alfredo Costa, diretor-geral da NIQ no Brasil, afirma que entender o ambiente de on premise tornou-se cada vez mais crítico para antecipar novas tendências em categorias, sabores e marcas que posteriormente se tornam populares em outros canais de venda. “Estou empolgado em lançar o portfólio da CGA no Brasil, uma solução de classe mundial para esta indústria. Esta adição não apenas aprimora nosso conjunto de soluções, mas também fortalece nossa estratégia full view, permitindo que nossos clientes e parceiros tomem decisões de negócios mais informadas e melhorem seu desempenho”, pontua Costa.

Entenda melhor os termos on premise e off premise

O termo “on premise” refere-se a estabelecimentos onde os consumidores consomem produtos no local de compra, como bares, restaurantes, cafés e outros ambientes de socialização e entretenimento. Diferencia-se do “off premise”, que se refere ao consumo realizado fora do local de compra, como em supermercados e lojas de conveniência.

Imagem: Shutterstock

Redação

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