A Champions League é assistida por 82,3% dos brasileiros, sendo o torneio mais seguido no país. A preferência pelo campeonato europeu é superior à Copa do Mundo Fifa (66,2%) e Europa League (58,8%). A Copa América é citada em quinto lugar, com 53% de preferência. Os dados são do portal de resultados esportivos Flashscore.
Os torcedores que acompanham a Euro 2024 têm preferência pela Espanha (87,2%), Alemanha (86,8%) e França (83,1%). No torneio da Copa América, Brasil (92,8%), Argentina (81,4%) e Uruguai (61,1%) são destaques.
Entre os motivos para seguir uma seleção, o amor ao país ainda é o principal motivador, com 82,8% entre os torcedores brasileiros da Copa América e 10,3% entre os que assistem a Euro 2024. Acompanhar jogadores de outros campeonatos é citado por 29,9% dos torcedores da Copa América e 46,9% entre os que assistem a Euro 2024.
Gastos do consumidor com futebol
Se o Brasil é considerado o país do futebol, nada mais justo do que o mesmo ser o esporte mais consumido do território. Um levantamento realizado pelo Itaú Unibanco referente ao primeiro semestre de 2023, revelou que houve um aumento nos gastos feitos por torcedores com clubes de futebol. Segundo a pesquisa, os valores consumidos nas compras subiram 8% em relação ao mesmo período de 2022. Já o volume total de transações cresceu 6%.
O estudo analisou os recortes de renda, clubes e gerações. Representando 40% dos gastos, a Geração Y (nascidos entre 1981 e 96) aparece no topo do ranking de consumo. Em seguida aparece a Geração X (1965 e 80), com 35% do total. Já a Geração Z (1997 a 2010) e os Babyboomers (1946 a 1964) simbolizam, 10% e 15%, respectivamente. Por outro lado, a Geração X e os Babyboomers possuem um tíquete médio maior, na faixa de R$ 142 por transação, ao passo que na Geração Z ele fica em R$ 110. Clique aqui para saber mais.
Imagem: Shutterstock