Uma das redes varejistas que mais investe na plataforma digital, o Magazine Luiza foi destaque no Latam Retail Show 2017. Em palestra para congressistas e jornalistas de todo o Brasil, o CEO da companhia, Frederico Trajano, afirmou que a estratégia de digital faz parte do plano de oferecer aos consumidores uma experiência completa de compra.
De acordo com ele, a empresa de baseia em 5 pilares de transformação digital. A primeira, inclusão digital, tem como meta permitir ao público do Magazine Luiza entender e acessar os canais.
Outro ponto importante é a multicanalidade. “Quando o consumidor tem opções diferentes, ele consegue escolher a que melhor se encaixa em seu perfil. Ele não se sente obrigado a comprar como a loja determina. Ele é proprietário, tem autonomia”, afirma.
Para oferecer essa autonomia ao cliente, é importante que cada loja esteja preparada. Aí entra o terceiro pilar, a Digitalização das Lojas. Se a loja não oferece os meios ideais de digitalização aos consumidores, não pode dizer que está fazendo uma ‘transformação digital.
Além disso, ter plataformas digitais de vendas é essencial. Proporcionar aos consumidores a facilidade de poder comprar de maneira digital é muito importante. Para Trajano, tudo isso faz parte de um ciclo que se complementa. A digitalização tem que ser completa.
“Nada disso adianta se não houver uma cultura digital. Este é o quinto pilar, talvez o mais importante”, finaliza. A digitalização do Magazine Luiza tem resultado num crescimento de 50% ao ano em vendas no e-commerce.