A Sólides, empresa de tecnologia de gestão de pessoas para pequenas e médias empresas (PMEs), lançou o Banco Unificado de Talentos, uma ferramenta que reúne currículos de profissionais cadastrados no portal Sólides Vagas. A plataforma oferece um sistema de busca por palavra-chave, o que possibilita que as empresas contratem o candidato mais adequado para a vaga.
Com esta nova ferramenta, as empresas terão acesso a diversas informações sobre o profissional, como experiência, formação e habilidades de todos os profissionais cadastrados no portal Sólides Vagas. A solução conta com um sistema que oferece resultados de termos semelhantes ao cargo que o recrutador está em busca. Por exemplo, se o recrutador busca por “atriz”, a plataforma também entrega resultados de “cantor” e de outros profissionais com habilidades semelhantes.
“Sabemos que o processo de busca por emprego muitas vezes pode ser longo e frustrante, tanto para as empresas quanto para os candidatos. O Banco Unificado de Talentos chega com o intuito de tornar esse processo menos moroso, possibilitando que candidatos sejam mais vistos pelas empresas e abrindo o leque de oportunidades para pessoas de todos os cantos do país”, afirma Ricardo Kremer, diretor de Produtos e Tecnologia da Sólides.
O Banco Unificado de Talentos também disponibiliza outros filtros de busca: região específica (inserindo a cidade e também um raio máximo de distância), nível de escolaridade, faixa salarial, idiomas, entre outros.
“Com o Banco Unificado de Talentos, o candidato preenche apenas uma vez os seus dados básicos profissionais, economizando seu tempo com uma etapa a menos”, explica Kremer.
Proteção de dados
Em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a identificação dos profissionais cadastrados no Banco Unificado de Talentos inicialmente não é exibida, sendo visualizadas apenas as letras iniciais do nome completo e as informações de experiência profissional, formação acadêmica e habilidades. Após esta primeira avaliação, o recrutador envia um pedido de autorização para liberação das demais informações do currículo – que é recebido pelo candidato em seu email.
A partir desse momento, caso haja interesse em participar, a pessoa libera a autorização e todas as informações do currículo ficam visíveis para o recrutador, que poderá adicioná-la oficialmente ao processo seletivo aberto.
“O lançamento do Banco Unificado de Talentos está alinhado com o nosso objetivo de nos tornarmos a plataforma líder em soluções de recrutamento e seleção no Brasil. Através deste movimento, queremos fortalecer nosso portfólio de produtos, oferecendo uma solução completa que atende tanto às necessidades das empresas quanto dos candidatos”, destaca Mônica Hauck, CEO e cofundadora da Sólides.
Imagem: Shutterstock