Campus Party: profissional do futuro deve ser multicultural e atento à IA

O tema foi debatido durante o painel "IA e o Futuro no Trabalho", que aconteceu no dia 12, na Campus Party

A Inteligência Artificial (IA) segue evoluindo com a quase ausência de entraves e, para muitos, representa o fim de diversos empregos. Para Marcelo Graglia, professor da PUC-SP e coordenador do Observatório do Futuro do Trabalho, a chave para contornar a onda da IA é se tornar cada vez mais multidisciplinar.

O tema foi debatido durante o painel “IA e o Futuro no Trabalho”, que aconteceu no dia 12, na Campus Party. Integrante da Gouvêa Ecosystem, o evento é considerado o maior festival de tecnologia, empreendedorismo, disrupção e ciências do País. A Mercado&Consumo foi media partner e fez uma cobertura especial do evento, que aconteceu no Expo Center Norte, em São Paulo.

“O profissional do futuro é, em tese, multicultural. Ele sabe um pouco de exatas, frequenta museus, sabe escrever e busca interesses que vão além de suas especialidades para ter uma visão transdisciplinar”, conta Graglia.

O palestrante explica que a internet é vista como uma plataforma tecnológica, ou seja, um agrupamento de tecnologias. E toda plataforma, biológica ou estrutural, pode ser utilizada para a criação de coisas a partir dela. Até a criação da IA generativa, as tecnologias surgiam como um viés de automação para tarefas repetitivas e previsíveis.

“Por outro lado, a IA é uma tecnologia, e suas características em relação ao emprego são para serem substitutivas. Ela pode ser usada como auxilio para quem está trabalhando, mas também pode servir como substituição de mão de obra. Agora, é possível automatizar tarefas cognitivas, de análise, relacionadas à arte e à criação de conteúdo”, afirma.

“A grande questão do tema gira em torno da pergunta ‘os robôs vão roubar nossos empregos?’ Todos que estão no mercado de trabalho terão que aprender alguma coisa sobre Inteligência artificial. Daqui pra frente, isso é inevitável”, Graglia finaliza.

O tema também foi debatido pelo apresentador Marcelo Tas. Clique aqui para saber mais.

Imagem: Reprodução/LinkedIn/Marcelo Graglia

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist