As marcas de beleza criadas por celebridades e influenciadores são as mais populares entre os consumidores. Linhas como Boca Rosa, de Bianca Andrade (50%), Bruna Tavares (15%) e Mari Maria Makeup, de Mari Maria (13%), são as favoritas do público consumidor, segundo um mapeamento realizado pela Wake Creators, braço de marketing de influência baseado em dados da Wake. Marcas como Sallve, de Julia Petit, e Fran, de Franciny Ehlke, também aparecem na lista.
Nove entre dez influenciadores que participaram do levantamento afirmam que o uso de maquiagem é importante para eles. Na categoria de produtos, os favoritos, além da base, considerada um item padrão, são corretivo (52%), máscara de cílios (46%), blush (39%), gloss (28%) e batom (26%). De acordo com a NielsenIQ, esses produtos obtiveram mais de US$ 1 bilhão em vendas no ano passado.
“Estamos observando o crescimento de conteúdo digital sobre beleza, maquiagem e assuntos relacionados. É interessante notar que os influenciadores estão realmente entrando no mercado com suas próprias linhas. Acreditamos que as celebridades e creators têm conhecimento e criatividade que podem encantar e aproximar o público, gerando mudanças significativas neste mercado”, explica Alessandro Gil, VP da Wake.
Tendência do skincare
Além do segmento de maquiagem, os cosméticos focados em cuidados com a pele têm grande impacto no setor de beleza, e os influenciadores atuam fortemente nesse meio. Na pesquisa da Wake Creators, 99% dos respondentes afirmam que o uso de produtos de skincare é importante para eles.
Os produtos preferidos dos influenciadores em suas rotinas de cuidados com a pele são protetor solar (65%), hidratante (59%), sabonete (37%), séruns (33%) e esfoliante (18%).
Sobre as primeiras linhas de skincare idealizadas por influenciadores, houve um empate entre Bruna Tavares, Niina Secrets e Wepink (Virgínia), todas com 11%. A marca Boca Rosa Beauty (7%) também foi mencionada, embora conte apenas com produtos de maquiagem e capilares até o momento.
Mercado de maquiagem no mundo
Alguns dos principais nomes da cultura pop internacional que têm marcas de beleza de sucesso são as cantoras e atrizes:
- Selena Gomez (Rare Beauty)
- Rihanna (Fenty Beauty)
- Ariana Grande (r.e.m. Beauty)
- Lady Gaga (Haus Labs)
No mercado de influência, algumas das principais linhas são Kylie Cosmetics (Kylie Jenner), Rhode (Hailey Bieber), Rose Inc. (Rosie Huntington-Whiteley) e Huda Beauty (Huda Kattan).
As personalidades das influenciadoras também se tornam a personalidade da marca, além de promover os produtos e criar tendências. A influenciadora Hailey Bieber, por exemplo, viralizou com suas dicas de maquiagem, rotina de cuidados com a pele e até com as unhas por meio das redes sociais, associando essas dicas aos produtos de sua linha de beleza, a Rhode. Embora seus produtos ainda não sejam comercializados no Brasil, os virais foram tão positivos que Hailey está aproximando a marca de influenciadoras nacionais por meio do envio de produtos exclusivos.
Imagem: Reprodução/Instagram