Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

P&L, o coração vivo e pulsante do restaurante

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
23 de julho de 2024
no Artigos, Artigos Mercado&Food, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
P&L, o coração vivo e pulsante do restaurante

Profit & Loss Statement (ou DRE, Demonstrativo de Resultado do Exercício). Por que ele rege o estabelecimento?

Pouco importa quantas linhas e colunas de acompanhamento tenha o do seu estabelecimento. Se compreendidas e acompanhadas por uma equipe adequada, lê-se competente ou interessada, podem te dizer tudo o que você precisa saber (passado, presente e futuro) sobre o seu resultado, operação, mão de obra, vendas, supply chain, RH, contabilidade, controladoria e até jurídico e muito mais da sua empresa.

Quem deveria olhar para isso?

Idealmente todos.

Uma nova campanha de marketing, gestão de menu-mix focada ou não em margem de contribuição, comportamento da relação TM x TC (ticket médio e transação comercial), uma nova mídia OOH (Out Of Home) contratada e seu impacto no resultado, um novo contrato de manutenção firmado com um prestador de serviços, o acompanhamento de venda hora a hora, a mudança de fornecedor trazendo ou não uma nova agenda de entregas semanais, contratação de uma nova faixa de funcionários entre sua brigada e equipe gerencial, alteração no índice de processos trabalhistas e eficácia do escritório de advocacia contratado e a agenda de treinamentos e sua relação causal com as venda. Tudo isso (e muito mais) vai mexer na sua estrutura de custos fixos e variáveis, que deveria ser regida pelo seu P&L loja a loja, canal a canal, regional, para você poder depois entender a saudabilidade do seu negócio.

Se você toma estas ações isoladas e sem uma mesma bússola alinhada para todas as áreas você está: pensando apenas:

  • nas suas metas;
  • nos seus KPI’s (Key Performance Indicator);
  • no “trabalho que mais gosto de fazer” ou na “forma que mais gosto de trabalhar” (ex.: “sem rédeas”);
  • e no seu bônus.

E não está pensando no negócio, no desenvolvimento e crescimento sustentável dele. Já tive a oportunidade de trabalhar com e atender profissionais do mercado que tinham domínio no assunto e os que não tinham a menor noção da existência disso. É bem diferente – a qualidade, facilidade, entendimento, compreensão e, claro, o resultado do trabalho.

Já fui ambos, mas, graças a Deus, tive bons professores e tutores, que me apontaram o caminho. Isso é muito raro. E sigo aprendendo, quando entro em um novo negócio, até mesmo dentro do mesmo setor. Afinal de contas, no foodservice, por exemplo, vender um hambúrguer elaborado, pronto e fresco, que vence de 15 a 20 minutos depois de pronto, é totalmente diferente de vender um suco natural congelado ou um creme de leite enlatado, com validade de 2 anos por embalagem.

Na minha trajetória, obtive os melhores resultados trabalhando junto de quem sabia que não sabia ou que sabia que sabia, mas não sabia tudo. Qualquer coisa diferente disso, está fadada ao insucesso.

João Aguirre é empreendedor e especialista em parcerias com conceitos e inovação orientada a vendas.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Varejo está entre os 12 setores sob risco global de perda de lucratividade

Próxima Postagem

Nike, Coca-Cola e Adidas são as marcas mais associadas às Olimpíadas pelos brasileiros

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães
Foodservice

Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães

8 de maio de 2025
Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano
Economia

Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano

7 de maio de 2025
A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar
Artigos Mercado&Food

A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar

7 de maio de 2025
Marina Boulevard Itajaí: estratégia por trás do primeiro shopping voltado para as águas do Brasil
Shopping centers

Boulevard Marina Itajaí: A estratégia por trás do 1º shopping voltado para as águas do Brasil

7 de maio de 2025
Próxima Postagem
Nike, Coca-Cola e Adidas são as marcas mais associadas às Olimpíadas pelos brasileiros

Nike, Coca-Cola e Adidas são as marcas mais associadas às Olimpíadas pelos brasileiros

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

O valor foi possível graças à solidariedade dos clientes da varejista, que, no momento da compra, optaram por doar o troco

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

8 de maio de 2025
McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

McDonald’s relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

8 de maio de 2025
UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

8 de maio de 2025
Jean Jereissati assume AB InBev América Central e deixa Ambev S.A.

AB InBev lucra bem mais que o esperado no 1º trimestre

8 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.