Google Pay vira opção de carteira 100% digital com integração do Pix e Open Finance

O lançamento foi feito em parceria com o C6 Bank e PicPay

O Google Pay vai se tornar uma opção de carteira 100% digital para os brasileiros que costumam manter todos os seus documentos reunidos em smartphones. Disponível em dispositivos Android e no navegador Google Chrome, a empresa anunciou nesta terça-feira, 30, a integração do pagamento via Pix em seu aplicativo. A conexão é feita por meio do Open Finance e tem parceria com o C6 Bank e PicPay.

As transações por meio do Pix poderão ser feitas de três maneiras: transferência via chave de pagamento, leitura de QR Code e Pix Copia e Cola, além de pagamentos em maquininhas de cartão que aceitem o formato.

“Esperamos trazer conveniência com a novidade. Com a integração do Pix como forma de pagamento, criamos uma carteira 100% digital. Já era possível reunir cartões de embarque, bilhetes de metrô, carteira de vacinação e realizar pagamentos via débito, crédito e, agora, no Pix”, afirmou Elisa Joia, head de Operações de Pagamentos do Google Pay para América Latina.

O lançamento da funcionalidade acontecerá de forma gradativa e ainda não há previsão de quando estará disponível para o público geral. Espera-se que a integração diminua o que o mercado chama de “fricção” — quando o usuário precisa acessar o aplicativo do banco para conseguir realizar uma transação.

O C6 Bank e o PicPay são as primeiras instituições parceiras do Google a disponibilizar o Pix na Carteira aos seus clientes. A expectativa é expandir a funcionalidade para outras financeiras no futuro. Com mais bancos habilitados para oferecer a solução do Pix, os usuários do aplicativo poderão consolidar todos os seus pagamentos em um só lugar.

O Pix mudou a forma como transacionamos. Com a novidade do Google, esperamos ter uma escalada na experiência e uma jornada de compras sem direcionamentos. Isso significa mais vendas para o negócio e uma jornada simplificada para o consumidor. Todos saem ganhando”, contou Maxnaun Gutierrez, head de Produtos para Pessoa Física do C6 Bank. 

Segurança

Para fazer um Pix no aplicativo, é um requisito regulatório que o usuário tenha sua identidade verificada. Essa etapa ocorre apenas uma vez para aqueles que nunca vincularam uma conta. Com a identidade confirmada, a conta passa a ser uma forma de pagamento na Carteira. O vínculo ocorre entre o aplicativo  e a instituição financeira, garantindo a autenticação do usuário.

A novidade também é acompanhada de alternativas em caso de roubo, furto ou perda. Agora, o aplicativo tem a opção de retirada da conta Google do celular via “Encontre o meu dispositivo”. Em junho, a Google já tinha lançado a modalidade “modo ladrão”.

“A instituição financeira pode tomar a decisão de aprovar ou não a transação, sempre usando ferramentas de autenticação. A tecnologia sempre vai garantir que é aquele usuário usando aquele aparelho para fazer transação”, disse Elisa.

Brasileiros são heavy users de aplicativos de bancos

Um panorama divulgado durante a Febraban Tech sobre o perfil de investimento das instituições financeiras indica que 72% dos clientes com contas digitais no celular abrem seus aplicativos todos os dias.

Das 550 milhões de contas ativas, 46% estão nos canais digitais, sendo 209,3 milhões no mobile bankinge 44,1 milhões no internet banking.

A taxa de heavy users varia de acordo com a plataforma digital. No mobile banking, há 70,5 milhões de usuários, o que representa um crescimento de 14% em relação ao ano passado. No internet banking, o número cai para 4,2 milhões, com diminuição de 9%. Clique aqui para saber mais.

Imagem: Shutterstock 

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist