A cerveja se mantém presente no carrinho dos consumidores brasileiros, apesar do aumento de 2,1% no tíquete médio, de R$ 34,86, no primeiro semestre de 2023, para R$ 35,60 no mesmo período deste ano, segundo o estudo da Horus, solução da Neogrid, que analisou o preço e o consumo de cerveja em todo o Brasil.
O levantamento aponta que a região Norte do País teve o maior gasto médio por compras de cerveja no primeiro semestre de 2024, de R$ 40,88. Já o Sudeste registrou a menor média nacional nesse intervalo de tempo – R$ 33,56 por compra.
O levantamento mostra também que a região do País que mais compra cerveja é o Nordeste, no topo da média nacional com oito itens, enquanto a região Sul compra com maior frequência (10,4%).
Cerveja clara é a preferência nacional
O estudo também aponta qual o tipo de cerveja mais consumido pelos brasileiros: a clara é a preferida em todo o País, sendo a primeira também na média de itens presentes nos carrinhos de compra (7,4). O tíquete médio de R$ 35,67 é o menor preço da categoria.
Em segundo lugar, aparece a sem álcool, com média de 4,4 itens por carrinho, seguida das cervejas escuras e artesanais, com média de 3,9 e 3,2 produtos, respectivamente.
Imagem: Shutterstock