Neste sétimo episódio da série sobre os benefícios da gamificação no ambiente corporativo, vou explorar mais detalhadamente os 10 benefícios para levar essa solução eficaz para a sua empresa.
O velho desafio de manter as equipes engajadas e motivadas segue mais vivo do que nunca no mundo corporativo.
A gamificação tem sido amplamente adotada pelas empresas porque se mostra, comprovadamente, uma solução eficaz para transformar a jornada de aprendizagem em uma experiência dinâmica, interativa, desafiadora, recompensadora e que traz bem-estar.
Selecionei os 10 benefícios que considero fundamentais para o seu conhecimento e avaliação:
- Engajamento: a gamificação é a melhor ferramenta para aumentar o engajamento, pois é baseada em desafios e recompensas. Os colaboradores se motivam com esse ambiente competitivo, divertido e recompensador.
- Competitividade sadia e motivadora: as colaboradores são movidas a desafios, e trazer esse elemento para os treinamentos desperta o desejo de vencer e atingir os objetivos. Com isso, eles se empenham e focam muito mais nas atividades. É importante ressaltar que o sucesso da competição depende totalmente da sua estruturação e de regras claras, para que realmente atinja os resultados esperados e não frustre ninguém por injustiça.
- Colaboração e jogos em equipe: a gamificação estruturada permite que os colaboradores joguem em equipes, estimulando a união e a colaboração.
- Feedback instantâneo: De bate pronto, os colaboradores retêm muito mais a informação quando o feedback é dado no momento da interação, recebendo a confirmação sobre acertos e erros. Dessa forma, eles memorizam melhor a resposta e, caso tenham errado, ficam sabendo quais os pontos de atenção e que precisam se aprofundar mais.
- Simulações e aprendizado prático: com a gamificação, os colaboradores conseguem fazer simulações do seu dia a dia e aperfeiçoar as habilidades necessárias para desempenhar suas funções de forma segura e replicável.
- Retenção de talentos e valorização das colaboradores: a gamificação está diretamente associada à modernização e inovação, o que gera mais satisfação nos colaboradores por verem que a empresa está oferecendo métodos mais atrativos e, por consequência, aumenta a retenção de talentos.
- Bem-estar e ambiente com energia: a gamificação incorpora a energia dos jogos em seu DNA, refletindo na motivação por meio de dinâmicas, desafios, busca pela conclusão da jornada e das recompensas, gerando muito mais entusiasmo e foco.
- Jornada personalizada: a gamificação possibilita que cada colaborador tenha a sua jornada adaptada às suas necessidades de ganhos de competências e tempo de execução, o que gerará um aprendizado muito mais eficaz.
- Inovação e novas tecnologias: a gamificação possui muitas tecnologias embarcadas, como o uso das realidades aumentada e virtual, aplicativos móveis, plataformas online e Inteligência Artificial. Desta forma, contribui também para levar inovação e novas tecnologias aos colaboradores.
- Dados e análises objetivas: a gamificação gera muitos dados referente ao desempenho dos colaboradores, que revelam os déficits de conhecimento a serem revisados. Além disso, permite medir os resultados e confrontá-los com as métricas estabelecidas.
Convido vocês a levar a gamificação para as suas jornadas de aprendizagem e a envolver os seus colaboradores com a energia e a conexão dos games. Encontro vocês no nosso próximo episódio.
Patricia B. Bordignon Rodrigues é CEO Benkyou.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock