A Nestlé Purina, unidade da Nestlé especializada em cuidados para pets, abriu inscrições para a sexta edição do Unleashed 2025, programa global de aceleração voltado para startups pets que tenham soluções tecnológicas inovadoras para melhorar a vida dos pets e dos tutores, com foco em saúde e bem-estar.
As inscrições já estão abertas e devem ser feitas até 30 de setembro neste site. Os vencedores serão anunciados em fevereiro de 2025.
O programa deve acelerar até 10 startups, oferecendo recursos financeiros, mentoria e acesso a uma rede global de parceiros por até 20 semanas. Durante esse período, cada projeto recebe até 52 mil euros (cerca de R$ 280 mil) em financiamento para atingir os KPIs estabelecidos e tem acesso à rede do Unleashed e da Purina.
Projetos acelerados
Nos últimos 5 anos, a Nestlé Purina recebeu mais de 1.400 inscrições, de 50 países, e acelerou 33 startups. Em alguns casos, a colaboração da companhia global com as vencedoras evoluiu para um contrato comercial ou incubação.
Em sua 5ª edição, a startup paulista Zazuu foi selecionada pelo programa. Fundada em 2020, a empresa trabalha para aliar tecnologia e dados na gestão do cuidado dos animais de estimação. Entre suas práticas estão a política de zero gaiolas, para minimizar o estresse dos pets, atendimento em domicílio e sistema que integra o prontuário do pet, como registros de vacinação, exames, medicamentos, banhos e tosas na mesma plataforma.
“Queremos unir nossas fortalezas para trazer uma solução poderosa para o mercado consumidor, além de empoderar cada vez os profissionais do setor, como veterinários, tosadores, especialistas em comportamento animal, profissionais de ONGs, criadores, entre outros”, afirma Aline Lex, CEO e fundadora da Zazuu.
Em 2023, uma das startups aceleradas doi a Dogamí, de 2023, que desenvolveu uma forma de amantes por pets demonstrarem sua paixão por meio da tecnologia. A partir disso, foi lançado o Purina Dogasnax, a primeira marca virtual de alimentos para pets, e a Dogamí Academy, um aplicativo de jogos de corridas de cães.
Outra startup foi a Feragen, selecionada em 2022, que oferece testes genéticos para criadores com o objetivo de melhorar a saúde de cães de raça pura e evitar práticas inadequadas na criação.
“Este é um momento marcante para nós, pois vamos combinar a expertise científica de Purina com nossa capacidade de desenvolvimento para nos tornarmos o principal parceiro de startups brasileiras no setor de pet tech. Nosso objetivo é claro: fazer a diferença para milhões de pets e seus tutores, contribuindo significativamente para o avanço e a evolução do mercado local”, afirma Eric Zeller, diretor-executivo de Negócios da Nestlé Purina Brasil.
Imagem: Shutterstock