A 19ª edição da Beauty Fair foi aberta com uma cerimônia marcante no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento, que acontece até o dia 10 de setembro, reuniu grandes nomes do mercado de beleza, autoridades públicas e prestou uma homenagem especial aos 60 anos da Ikesaki, uma das mais influentes redes de cosméticos e beleza profissional do Brasil.
A empresa, que começou atendendo as demandas emergentes do setor, hoje atua em quatro frentes: varejo, atacado, indústria e serviços, consolidando-se como uma referência em todos esses segmentos. Ricardo Ikesaki falou com orgulho sobre esse marco, lembrando o legado do fundador da empresa, Oswaldo Alcântara, que sempre acreditou no potencial transformador da educação para os profissionais da beleza. “O senhor Alcântara foi um símbolo de respeito e dignidade no mercado, e seu trabalho continua vivo em tudo o que fazemos”, destacou o executivo.
Reforçando o papel pioneiro da Ikesaki, não apenas como distribuidora de produtos de beleza, mas também como promotora de educação técnica para profissionais do setor, Ricardo Ikesaki afirmou que a identidade da empresa é prover conhecimento e desenvolvimento para todo mercado de beleza. Ele também destacou a importância de um propósito maior. “Mais de um milhão de vidas foram impactadas pela educação técnica que promovemos. Não é apenas sobre vender produtos, mas sobre criar um legado”, pontuou.
A cerimônia destacou os avanços do mercado, abordando desafios como a reforma tributária, ESG, inteligência artificial, comportamento do consumidor, lançamentos multicanais e a formação de mão de obra qualificada.
Pesquisa
Cesar Tsukuda, diretor-geral da Beauty Fair, foi incumbido de compartilhar a mais recente pesquisa do mercado de beleza. A cada R$ 1 milhão investido no setor de cuidados pessoais e beleza, são gerados R$ 3,85 milhões em produção e 38 novos empregos. O setor arrecada R$ 1,6 milhão em impostos e R$ 470 mil em salários. Além disso, o mercado de beleza representa 4% do PIB nacional.
O evento também homenageou Janine Gossens, fundadora da rede de salões Jacques Janine, e a Pepe Queiroz, do sindicato patronal, Adrian “Este é um momento de celebração, de reconhecer o valor da colaboração. Juntos, fortalecemos o mercado e impulsionamos o setor para novos horizontes.” Ressaltou Janine.
A Beauty Fair 2024 espera receber mais de 205 mil visitantes, entre profissionais de beleza, empresários e marcas do setor. Ao longo dos quatro dias de evento, a feira não será apenas um espaço de negócios, mas, uma verdadeira plataforma para o desenvolvimento de soluções inovadoras e para a troca de conhecimento entre profissionais e empresas.
O encerramento contou com o tradicional Kagami Biraki, também conhecido como a “Quebra do Barril de Saquê”. Esta cerimônia japonesa simboliza o “Derramar de Bençãos” e remonta há cerca de 300 anos. O ritual foi complementado pela presença de um torii, o tradicional portão japonês, que marca a transição entre o mundano e o sagrado, trazendo uma atmosfera de reverência e boa sorte.
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