Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

Vendas no varejo crescem 4,4% em julho, em relação a 2023

Em relação ao mês de junho, a alta foi de 0,6%, com acumulado de 5,1% em de 2024

Larissa Féria de Larissa Féria
12 de setembro de 2024
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Vendas no varejo crescem 4,4% em julho, em relação a 2023 Puxado pelos segmentos de duráveis e semiduráveis, o volume de vendas do comércio varejista avançou 4,4% em julho, na comparação com o mês anterior, segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) divulgados dpelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira, 12. Essa é a 14ª alta consecutiva neste tipo de comparação. Em relação ao mês de junho, a alta foi de 0,6%, com acumulado de 5,1% em de 2024 e de 3,7% em 12 meses. “Esse é um resultado bastante forte, em função de uma base comparação mais fraca, em julho de 2023, e do início de uma melhoria do cenário econômico. Inclusive, esse cenário já se refletiu nos balanços divulgados pelas empresas do segmento no segundo semestre”, afirma Eduardo Yamashita, COO da Gouvêa Ecosystem. Na comparação anual, seis das oito atividades pesquisadas apresentaram alta: artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (16%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (10,6%), móveis e eletrodomésticos (8,1%), tecidos, vestuário e calçados (5,2%), hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3%) e equipamentos e material para escritório informática e comunicação (0,3%). Dois segmentos tiveram queda em julho, em relação ao mesmo período de 2023: livros, jornais, revistas e papelaria (-5%) e combustíveis e lubrificantes (-4,3%). “Quem está puxando no ano contra ano são os segmentos de semiduráveis, como moda e calçados, e o de duráveis, como eletrodomésticos”, destaca Yamashita. Já a receita nominal do varejo, sem descontar a inflação do período, cresceu 0,9% na comparação com o mês anterior; 9,2% em relação a julho de 2023, 8,4% no acumulado do ano e 6,5% no acumulado de 12 meses. Varejo ampliado O varejo ampliado, que também inclui materiais de construção e venda de veículos e autopeças, cresceu 7,2%%, em relação ao mesmo período de 2023; 0,1%, na comparação com junho; 4,7% no acumulado do ano e 3,8% no acumulado de 12 meses. O segmento de veículos, motos, partes e peças se destacou na comparação anual, com alta de 20,3%; seguido por material de construção, com 11%; e atacado produto alimentício, bebidas e fumo, com 0,6%. Possível alta nos juros Para o economista André Perfeito, apesar de os dados refletirem o bom momento da economia, provavelmente, parte do mercado irá ler esse número como mais uma evidência que se faz necessária alguma alta de juros na reunião da semana que vem do Copom. “Apesar de continuar vendo nessa alta um equívoco, projetamos uma alta de 25 pontos na Selic seguida por mais uma alta de 50 em novembro e uma alta final de 25 em dezembro. Dessa forma a taxa básica vai a 11,50 ao final do ciclo”, afirma.

Puxado pelos segmentos de duráveis e semiduráveis, o volume de vendas no varejo avançou 4,4% em julho, na comparação com o mês anterior, segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira, 12. Essa é a 14ª alta consecutiva neste tipo de comparação.

Em relação ao mês de junho, a alta foi de 0,6%, com acumulado de 5,1% em de 2024 e de 3,7% em 12 meses.

“Esse é um resultado bastante forte, em função de uma base comparação mais fraca, em julho de 2023, e do início de uma melhoria do cenário econômico. Inclusive, esse cenário já se refletiu nos balanços divulgados pelas empresas do segmento no segundo semestre”, afirma Eduardo Yamashita, COO da Gouvêa Ecosystem.

Na comparação anual, seis das oito atividades pesquisadas apresentaram alta: artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (16%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (10,6%), móveis e eletrodomésticos (8,1%), tecidos, vestuário e calçados (5,2%), hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3%) e equipamentos e material para escritório informática e comunicação (0,3%).

Dois segmentos tiveram queda em julho, em relação ao mesmo período de 2023: livros, jornais, revistas e papelaria (-5%) e combustíveis e lubrificantes (-4,3%).

“Quem está puxando no ano contra ano são os segmentos de semiduráveis, como moda e calçados, e o de duráveis, como eletrodomésticos”, destaca Yamashita.

Já a receita nominal do varejo, sem descontar a inflação do período, cresceu 0,9% na comparação com o mês anterior; 9,2% em relação a julho de 2023, 8,4% no acumulado do ano e 6,5% no acumulado de 12 meses.

Varejo ampliado

O varejo ampliado, que também inclui materiais de construção e venda de veículos e autopeças, cresceu 7,2%%, em relação ao mesmo período de 2023; 0,1%, na comparação com junho; 4,7% no acumulado do ano e 3,8% no acumulado de 12 meses.

O segmento de veículos, motos, partes e peças se destacou na comparação anual, com alta de 20,3%; seguido por material de construção, com 11%; e atacado produto alimentício, bebidas e fumo, com 0,6%.

Possível alta nos juros

Para o economista André Perfeito, apesar de os dados refletirem o bom momento da economia, provavelmente, parte do mercado irá ler esse número como mais uma evidência que se faz necessária alguma alta de juros na reunião da semana que vem do Copom.

“Apesar de continuar vendo nessa alta um equívoco, projetamos uma alta de 25 pontos na Selic seguida por mais uma alta de 50 em novembro e uma alta final de 25 em dezembro. Dessa forma a taxa básica vai a 11,50 ao final do ciclo”, afirma.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Maioria dos profissionais de CX já utiliza Inteligência Artificial no trabalho

Próxima Postagem

Ibevar-FIA prevê recuo de 0,1% nas vendas do varejo restrito de setembro a novembro

Larissa Féria

Larissa Féria

Relacionados Posts

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude
Economia

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio
Varejo

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee
Economia

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025
China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio
Economia

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

9 de maio de 2025
Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio
Shopping centers

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025
Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães
Supermercados

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025
Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet
Tecnologia

Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

9 de maio de 2025
Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z
Tecnologia

Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

9 de maio de 2025
Próxima Postagem
Ibevar-FIA prevê recuo das vendas do varejo de setembro a novembro

Ibevar-FIA prevê recuo de 0,1% nas vendas do varejo restrito de setembro a novembro

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025
China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

9 de maio de 2025
Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025
Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.