Com oito lojas inauguradas no exterior, a Farm Rio prevê abrir um showroom em Paris, na França, na próxima semana. Quem conta sobre os planos da marca é o CEO do Grupo Azzas 2154, Alexandre Birman, no primeiro dia do Latam Retail Show, principal evento B2B de varejo e consumo da América Latina, realizado pela Gouvêa Experience, e que acontece até o dia 19, no Expo Center Norte, em São Paulo. Mercado&Consumo faz a cobertura completa com entrevistas, palestras e gravações de webcasts dentro de um estúdio montado na área expositiva.
Segundo Birman, a expansão internacional da Farm está em fase embrionária e o projeto é ampliar a presença no mercado externo. Para este ano, a previsão é que apenas a operação internacional da Farm a, que cresce a 40% ao ano, alcance R$ 800 milhões. “As francesas, americanas, inglesas veem a estampa [da Farm] e querem consumir esse produto”, diz o executivo.
Dividindo o palco com Marcos Gouvêa, diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, Alexandre Birman ressaltou que a missão da companhia, hoje, vai muito além de estender suas fronteiras e ganhar mercado. “Nosso grande sonho é consolidar o setor da moda no Brasil”, afirma, lembrando que a França fez isso há 200 anos e que essa decisão mudou a forma como o país é visto e como a moda e o luxo são consumidos no mundo.
Na opinião do executivo, a moda brasileira estava se desenvolvendo de forma bastante significativa entre os anos de 1970 e 1980, mas foi dizimada pela concorrência asiática. Para este momento, ele aposta na criatividade do brasileiro e em sua capacidade de produzir coleções autorais.
Troféu Abilio Diniz
Marcos Gouvêa ficou responsável por anunciar o troféu Abilio Diniz, em homenagem ao executivo e amigo pessoal morto em fevereiro deste ano. Nos anos anteriores, o troféu reconheceu líderes que inspiram líderes e, neste, mantendo-se fiel à essência, passa a ser entregue com a silhueta e o nome do empresário. Para a edição de 2024, Birman foi o líder escolhido para receber a honraria. O momento foi bastante emocionante, principalmente, para Gouvêa que era bastante próximo de Diniz.
Após o recebimento do troféu, Alexandre Birman revelou que o número “2154”, que acompanha o nome do grupo resultante da fusão entre Arezzo&Co e Soma, o Azzas, é uma homenagem ao pai e fundador da marca, nascido em 1954.
Nos anos de 1990, um dos períodos de intensa recessão econômica e alta inflacionária, o pai dizia que não viveria até 2154, quando completaria 200 anos, mas a Arezzo sim. Essa visão de longevidade do negócio e de estímulo para atravessar períodos desafiadores foi integrada à nova marca.
Imagem: Mercado&Consumo