A tecnologia molda o futuro e o lado humano a torna significativa e produtiva, diz Shinyashiki

Palestrante, mentor e escritor, Eduardo Shinyashiki abordará competências socioemocionais e liderança no Dia do ACBr 2024

A modernidade é líquida. Esta imagem-conceito, desenvolvida pelo filósofo polonês Zygmunt Bauman, morto em 2017, retrata uma realidade em constante transformação, que nos desafia a lidar continuamente com dúvidas e incertezas. O conflito pode afligir tanto o trabalho quanto a vida pessoal, pois as ordens diárias são: reinventar-se, repensar-se e ressignificar o ambiente interno e externo para construir um novo futuro. Para abordar este assunto e falar com propriedade sobre como as decisões e ações moldam o caminho para o sucesso duradouro em meio às alterações e reestruturações, o Dia do ACBr convida Eduardo Shinyashiki para integrar o time de palestrantes do evento, realizado nos dias 8 e 9 de novembro, no Espaço Arca, em São Paulo. A Mercado&Consumo é correalizadora da edição 2024.

“Você descobrirá como transformar suas ideias em realidades tangíveis, fortalecendo a confiança, a criatividade e a coragem, focando na expansão dos próprios potenciais, competências e habilidades”, diz Shinyashiki, palestrante internacional, mentor, escritor, consultor organizacional, especialista em Comunicação Verbal e Não Verbal e no desenvolvimento das competências socioemocionais e de liderança.

Autor de 5 livros, entre os quais “Viva como você quer viver” e “O poder do carisma”, o executivo apresentará a palestra “Estratégias vencedoras – atitudes e ações que transformam desafios em conquistas”. Segundo ele, a sua conferência permitirá emergir novas perspectivas e experiências inovadoras, além de despertar um maior cuidado com o ser humano e fortalecer competências socioemocionais. “Você descobrirá como transformar suas ideias em realidades tangíveis, fortalecendo a confiança, a criatividade e a coragem, focando na expansão dos próprios potenciais, competências e habilidades”, completa o palestrante, dirigindo-se diretamente ao seu público.

Foto/Arquivo pessoal

Aliás, refletindo sobre profissionais de Tecnologia da Informação, desenvolvedores e pessoas de áreas afins, Shinyashiki acredita que não basta ser tecnicamente competente, mas é preciso desenvolver competências humanas, sociais e emocionais se tornam cada vez mais essenciais, entre as quais lista como fundamentais:

  • Ser flexível e adaptável: em um setor em que hoje se trabalha com uma tecnologia e, amanhã, pode estar ultrapassada, a flexibilidade e a adaptabilidade são qualidades preciosas. Isso significa estar aberto às mudanças.
  • Trabalho em equipe: é fundamental saber colaborar em grupo, compartilhar ideias e resolver conflitos. Isso implica não apenas colaborar com os outros, mas também saber ouvir, compartilhar responsabilidades, respeitar as opiniões alheias e, quando necessário, mediar e resolver conflitos. A capacidade de trabalhar em equipe não se refere apenas à interação com os colegas, mas também com clientes, fornecedores e outras partes envolvidas no negócio, o que exige flexibilidade, paciência e comunicação eficaz.
  • Liderança: significa inspirar e motivar os outros, promover a inovação e guiar as mudanças. Especialmente no mundo da tecnologia, um líder eficaz é aquele que pode liderar em meio à incerteza, que sabe como encorajar a inovação e promover um ambiente onde as ideias possam prosperar.
  • Empatia e inteligência emocional: compreender as próprias emoções e se conectar com os outros é crucial. Isso significa ser capaz de se colocar no lugar dos outros, entender suas necessidades, expectativas e percepções. Seja com clientes ou com colegas, a empatia ajuda a criar um ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo.
  • Resiliência e gestão do estresse: na área de tecnologia, em que o estresse é elevado, a resiliência é uma competência valiosa. Gerenciar o estresse não só melhora o bem-estar pessoal, mas também aumenta a produtividade e a criatividade no trabalho. Ser capaz de enfrentar e superar desafios, mantendo o foco e a motivação mesmo diante das dificuldades, é essencial.

Desenvolvimento humano

Para Eduardo Shinyashiki, o desenvolvimento humano, a liderança e a inteligência emocional são pilares fundamentais tanto para o crescimento pessoal quanto para o sucesso das empresas. “No mundo de hoje, onde a transformação é constante e os desafios se tornam mais complexos, esses pilares deixaram de ser diferenciais para se tornarem necessidades essenciais”, afirma.

O processo de desenvolvimento humano passa pela capacidade de cada pessoa se conhecer, expandir seu potencial e realizar-se. Nas empresas, esse caminho se traduz em colaboradores mais engajados, criativos e adaptáveis, que geram melhores resultados em inovação e produtividade.

Esta jornada do autoconhecimento e expansão de habilidades socioemocionais também contribui com a formação de boas lideranças. Shinyashiki reforça a ideia de que liderar não se resume ao gerenciamento de tarefas, mas de inspirar e motivar equipes a alcançar resultados extraordinários. “Um líder que desenvolve sua inteligência emocional consegue criar conexões mais profundas com seus colaboradores, promovendo um ambiente de confiança e colaboração”, garante.

Além dos impactos profissionais, o desenvolvimento da inteligência emocional torna-se uma importante ferramenta para lidar com emoções de maneira construtiva e equilibrada no dia a dia em que pesam estresse e pressões. É dessa forma que decisões podem ser tomadas de uma forma melhor, bem como o ambiente pode se tornar mais cooperativo, saudável e produtivo.

De acordo com o palestrante, o desenvolvimento dessas habilidades, também chamadas de soft skills, são a base para criar empresas mais ágeis, inovadoras e preparadas para o futuro.

Como conciliar convivência e distanciamento tecnológico

Uma vez que a tecnologia intermedia, cada vez mais, as relações humanas, inclusive pela conveniência, torna-se desafiador aprimorar habilidades socioemocionais, que requerem convivência. Rejeitar a socialização, apesar de ser uma opção, pode não ser o melhor caminho para o sucesso profissional.

O palestrante destaca que o ponto mais importante é aprender a equilibrar o avanço tecnológico com o desenvolvimento das habilidades sociais e emocionais, para não cair no analfabetismo emocional. Em um setor de rápida evolução, em que a tecnologia e as habilidades técnicas estão em constante mudança, as competências socioemocionais fornecem uma base sólida sobre a qual se pode construir uma carreira de sucesso. “Desde a comunicação eficaz até o pensamento crítico, da gestão do estresse à liderança, o desenvolvimento dessas competências não apenas melhora o desempenho individual, mas também impacta o sucesso da empresa”, pontua.

Na sua perspectiva, o papel da inteligência emocional no setor de tecnologia vai muito além do autocontrole. Para ele, “trata-se de criar conexões, melhorar a colaboração e, por fim, entregar resultados mais consistentes e inovadores”. “Profissionais que desenvolvem essas habilidades estão mais preparados para enfrentar as complexidades e incertezas que esse setor exige, e as empresas que priorizam esse desenvolvimento certamente estarão à frente na criação de equipes de alto desempenho”.

“A tecnologia molda o futuro, mas é o lado humano que a torna realmente significativa e produtiva. A inovação acontece quando aliamos o conhecimento técnico à empatia, à colaboração e ao desejo de criar um impacto positivo na sociedade. Esse é o caminho para construir não apenas carreiras de sucesso, mas vidas com propósito”, defende Eduardo Shinyashiki.

O ACBr Day

O ACBr Day será realizado nos dias 8 e 9 de novembro, no Espaço Arca, na zona oeste de São Paulo. A expectativa é receber 2 mil pessoas por dia.  O evento é voltado para desenvolvedores de software, donos de negócios de tecnologia, gestores e entusiastas do segmento.

Os participantes têm acesso a diversas atividades, como workshops e palestras, para conhecer as últimas tendências da área. Além disso, diversas marcas mostrarão novidades em seus estandes. O encontro também é uma oportunidade rica de networking entre participantes do ecossistema de softwares, fabricantes, soluções, pagamentos e mais.

Os seis palcos de workshops serão divididos nos seguintes temas: ACBr, Negócios, Meios de Pagamento, Android, Integração e Tecnologias. Os ingressos já estão à venda pela internet.

Imagem: Divulgação 

 

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