Conquistar o sucesso no varejo online vai muito além de ter produtos atraentes e uma boa plataforma de vendas. São diversos desafios para garantir a sobrevivência nesse ambiente altamente competitivo. E o ponto chave para realmente impulsionar o crescimento e sustentar resultados em longo prazo é uma gestão comercial eficiente. Somente ela permite integrar, otimizar e revolucionar a maneira de gerenciar as vendas.
A gestão abrange desde a definição de estratégias até o relacionamento com clientes, e seu objetivo principal é proporcionar o crescimento sustentável do negócio, com metas mensuráveis, pois permite que a empresa identifique seu público-alvo, compreenda suas necessidades e desenvolva ofertas que atendam às demandas de forma eficaz.
O primeiro passo é realizar análises de mercado do segmento que o negócio está inserido, com o apoio de métodos criados justamente para isso, por exemplo a análise Swot (ou Fofa em português). As tendências de planejamento, quando feita a análise, ficam nítidas e é possível realizar comparações, identificar pontos fracos mais comuns e definir as melhores estratégias.
Para isso, definir um posicionamento claro no mercado é essencial, principalmente qual é o diferencial que a loja virtual pode oferecer aos consumidores. Sem um posicionamento claro, as chances de a empresa se perder em meio à concorrência e não conseguir captar a atenção dos clientes são altas. Com a análise do mercado inserido, percebe-se as melhores formas de impulsionar os resultados, aumentar a receita e definir os principais canais de venda.
Outro ponto promovido pela gestão comercial eficiente é a definição das políticas de preços e promoções. Para empreendedores iniciantes no e-commerce, a precificação correta pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. Preços muito altos podem afastar clientes, enquanto preços muito baixos podem comprometer a lucratividade. Além disso, a criação de promoções eficazes, que não apenas atraem clientes, mas também incentivam a fidelização, é um aspecto vital para o crescimento sustentável.
Em um mercado em que a concorrência está a apenas um clique de distância, a gestão do relacionamento com o cliente é crucial. A criação de uma experiência de compra satisfatória e o estabelecimento de canais de comunicação assertivos são fundamentais para construir uma base de clientes leais. Para as PMEs, que muitas vezes não têm o mesmo poder de investimento em marketing que grandes empresas, a fidelidade do cliente pode ser um dos principais motores de crescimento.
A criação de laços com os clientes aproxima a marca e humaniza o negócio, o que atrai ainda mais pessoas a consumirem seus conteúdos e potencializa a conversão em vendas. É necessário manter um contato diário com publicações interativas que mostrem o uso dos produtos no dia a dia, com o apoio das ferramentas das redes sociais como os Stories no Instagram.
Atente-se também às ferramentas disponíveis no mercado para otimizar esses processos, como os sistemas de CRM (Customer Relationship Management), que auxiliam na automação e gestão de oportunidades, além de centralizar todos os dados e interações com os clientes. Também estude os relatórios com atenção, pois informações valiosas são retiradas de lá e permitem a correção de estratégias de campanhas para vender mais.
Com toda estrutura de gestão comercial bem planejada e executada, é possível notar o aumento significativo nas vendas, a maximização dos recursos, a antecipação das demandas e a garantia da satisfação dos clientes.
O cenário atual do ambiente digital exige certo dinamismo na compreensão das necessidades dos consumidores e a boa gestão se destaca, assegurando que todas as etapas de venda estejam alinhadas entre a empresa e o mercado. Portanto, investir em uma gestão comercial eficaz não é apenas recomendável, mas essencial para qualquer empreendedor que deseja prosperar no e-commerce.
Babi Tonhela é especialista em e-commerce da Nuvemshop.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
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