A rede de cafeterias Café Cultura anuncia sua chegada ao Estado de São Paulo, com planos de abrir 10 unidades nos próximos meses. Com 20 anos de experiência no mercado, a marca, que já opera mais de 50 locais no Sul do Brasil e no Rio de Janeiro, inaugurou sua primeira unidade em Piracicaba no final de agosto. A segunda loja, que será a flagship da rede, está programada para abrir no bairro de Moema no final de setembro. O investimento total na expansão ultrapassa R$ 4 milhões.
A proposta do Café Cultura é promover a cultura do café especial, oferecendo um espaço onde os clientes possam apreciar cafés e gastronomia de qualidade. A rede comercializa mais de 5 milhões de xícaras por ano e, após iniciar sua expansão no Sudeste com o Rio de Janeiro, vê São Paulo como um ponto estratégico para alcançar outras regiões, como Minas Gerais.
“Costumo dizer que nossos cafés vão da fazenda à xícara com propósito. Cresci com meus avós cuidando do café, sabendo da importância dele e da cafeicultura para a economia do estado e para o próprio jeito do povo. Quando meu marido e eu decidimos fundar a empresa, sabíamos que o único caminho para a diferenciação em um mercado tão concorrido seria priorizar a agricultura de origem, sustentável e ultra especializada. Neste sentido, abrimos mão da massificação e optamos por um produto proveniente de cafeicultores certificados, tendo total controle sobre a torrefação, que é feita diariamente em nosso Laboratório”, afirma a CEO e sócia-fundadora, Luciana Melo.
Estudos recentes da consultoria Galunion indicam que 74% dos consumidores buscam locais que ofereçam experiências com cafés especiais, com adesão expressiva entre as classes A e B. Além disso, a Brainy Insights prevê que o mercado global de cafés especiais deve chegar a US$ 152,69 bilhões até 2030, com um crescimento anual de 12,32%. Estima-se que 5% a 10% do consumo de café no Brasil seja de cafés especiais.
Com sede em Florianópolis, a rede tem raízes em Minas Gerais, onde Luciana Melo nasceu. O ambiente das lojas é projetado para ser acolhedor, com uma arquitetura que convida os clientes a permanecer por mais tempo. O cardápio inclui uma variedade de opções de “comfort food” e saudáveis, atendendo diferentes ocasiões ao longo do dia.
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