Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

Varejo brasileiro registra perdas de R$ 4 milhões por dia ao longo do ano

Volume de perdas representa 1,57% sobre as vendas líquidas do varejo restrito ao longo de 2023, que superaram os R$ 2,2 trilhões

Redação de Redação
4 de outubro de 2024
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Varejo brasileiro registra perdas de R$ 4 milhões diários ao longo do ano

O varejo brasileiro registra perdas de R$ 4 milhões por hora, todos os dias do ano, decorrentes de quebras operacionais, perdas não identificadas, incidentes e prejuízos financeiros. Os dados são da Pesquisa Abrappe de Perdas no Varejo Brasileiro, realizada pela Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe) em parceria com a KPMG, que aponta que o volume de perdas representa 1,57% sobre as vendas líquidas do varejo restrito ao longo de 2023, que superaram os R$ 2,2 trilhões. O percentual é o maior da série, desde 2015.

O levantamento mostra que, no ano passado, as perdas somaram cerca de R$ 35 bilhões, e, em 2022, R$ 31,7 bilhões. Se o percentual crescer em 2024 como cresceu em 2023, o volume total passará dos R$ 38 bilhões, chegando a R$ 4,4 milhões a cada 60 minutos.

“O empresário muitas vezes arrisca, comprando grandes quantidades de produtos com expectativa de vendas que não se concretizam”, afirma Carlos Eduardo Santos, presidente da Abrappe.

A Abrappe destaca que esse crescimento foi impulsionado pelas mudanças pós-pandemia, que forçaram o varejo a se adaptar para manter suas operações. Fatores como a adoção acelerada do e-commerce, redução do quadro de funcionários e alterações no comportamento de consumo resultaram em um aumento de erros, incidentes e furtos, evidenciando a necessidade de uma gestão mais eficiente de estoques.

Entre os segmentos mais afetados, os líderes são:

  • Lojas de conveniência: 3,86% de perdas
  • Mercado de vizinhança: 3,31%
  • Supermercado: 2,50%
  • Perfumarias: 2,33%
  • Hipermercado: 2,03%
  • Moda: 1,87%

Todos os seis ficaram acima da média do varejo, de 1,57% de perdas. Na parte de baixo da média ficaram os seguintes oito segmentos:

  • Construção/lar: 1,41%
  • Magazine regional: 1,36%
  • Magazine nacional: 1,30%
  • Atacado/atacarejos: 1,25%
  • Artigos de esporte: 0,96%
  • Calçados: 0,90%
  • Drogarias: 0,90%
  • Eletromóveis/informática: 0,17%

Perdas conhecidas e desconhecidas

Para o presidente da Abrappe, as perdas no varejo podem ser classificadas em dois grupos: as perdas conhecidas, como quebras operacionais (incluindo perdas administrativas, financeiras e de produtividade), e as perdas desconhecidas, que ocorrem sem o conhecimento imediato da empresa, como se fossem invisíveis. Estas estão geralmente relacionadas a furtos não detectados, erros de registro ou contagens inadequadas de estoque.

Em sua pesquisa, a Abrappe diz que “é fundamental que as varejistas repensem e otimizem suas cadeias de suprimentos, dado o impacto das perdas por vencimento.”

Em 2023, as quebras operacionais foram responsáveis por 42,9% das perdas, seguidas por furtos externos (21,9%) e furtos internos (9,8%). Nas perdas operacionais, que acontecem principalmente no varejo alimentício, 32,2% foram causadas pela perecibilidade dos produtos e 26,3% por vencimento.  Essas perdas afetam diretamente a competitividade, reduzindo os lucros e, consequentemente, elevando os preços para o consumidor”, acrescenta Santos.

A Abrappe recomenda uma análise criteriosa das perdas por furtos, sugerindo melhorias na segurança, no treinamento e até a adoção de bonificações por metas para os colaboradores como estratégias eficazes de redução. Entre as varejistas entrevistadas em 2023 pela pesquisa, a quase totalidade (95,9%) já mantinha áreas dedicadas à prevenção de perdas. No entanto, Santos destaca a necessidade de ampliar os investimentos nesse setor e de contratar profissionais focados exclusivamente em prevenção, para melhor gestão de estoque e controle de furtos.

A pesquisa mostra que 90,4% dos profissionais dessa área atuam em lojas, 6,7% em centros de distribuição e 2,9% na matriz.

Com informações de DC News.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Fleury mira mercado de R$ 2 bi com inauguração de espaço focado em endometriose

Próxima Postagem

Ministério da Agricultura divulga lista de marcas de azeite de oliva impróprios para consumo

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp
Inovação

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

19 de maio de 2025
Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS
Economia

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês
Tecnologia

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan
Tecnologia

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais
Inovação

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação
NRA Show

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025
Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa
Tecnologia

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
Ministério da Agricultura divulga lista de marcas de azeite de oliva impróprios para consumo

Ministério da Agricultura divulga lista de marcas de azeite de oliva impróprios para consumo

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

19 de maio de 2025
Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.