A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) realizou, na manhã desta sexta-feira (4), a cerimônia de assinatura da constituição da Câmara Técnica Setorial do Comércio de Varejo.
A iniciativa, fruto de uma parceria entre a ACSP, a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP) e o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), tem o objetivo de aproximar o órgão de defesa do consumidor das entidades representativas do varejo e harmonizar os procedimentos nas relações de consumo.
O evento contou com a participação de Roberto Mateus Ordine, presidente da ACSP; Fábio Prieto de Souza, secretário da Justiça e Cidadania do Governo do Estado; Luiz Orsatti Filho, diretor executivo do Procon-SP; e outras autoridades.
A Câmara Técnica funcionará como um canal de comunicação institucional entre o Procon-SP e as entidades empresariais, como a ACSP e o IDV, facilitando a troca de demandas e orientações entre empresas e consumidores.
Na ocasião, os representantes do órgão divulgaram os objetivos centrais:
Luiz Orsatti Filho, diretor executivo do Procon-SP, compartilhou uma série de investimentos em infraestrutura e revitalização de São Paulo em parceira com a ACSP e entidades privadas. Na ocasião, Luiz definiu o projeto como “uma das maiores intervenções urbanísticas do Brasil”.
“A gente sabe que revitalizar o centro de São Paulo é acender uma luz para o Brasil de que é possível ter otimismo. Estamos determinados em fazer o Estado crescer. Vamos investir 54% mais do que o ano passado em parceria com o setor privado, um valor que gira em torno de R$ 33,5 bilhões em um ano”, afirmou.
Bets
Jorge Gonçalves Filho, presidente do IDV, ministrou uma palestra sobre as bets e suas repercussões. Estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta que 1,3 milhões de consumidores ficaram inadimplentes por conta de apostas e cassinos on-line. O dado representa uma perda para o varejo que pode chegar a R$ 117 bilhões por ano.
“Tudo que acontece no Brasil cresce de maneira exponencial. O crescimento das bets é um exemplo. O dinheiro que costumava ser direcionado para a poupança e para gastos com restaurantes, bares e delivery estão sendo redirecionados para apostas esportivas. Nós já vimos que 66% dos brasileiros que ganham usam ao menos uma parte do valor em novas apostas. É, realmente, um vício”, afirmou.
Em sua apresentação, o executivo exibiu pesquisas que indicam que um em cada seis brasileiros conhecem pessoas que estão perdendo muito dinheiro em plataformas de apostas. O segmento investiu cerca de R$ 1,31 bilhões em propagandas e publicidades de sites de apostas em 2023. Neste ano, é esperado que o investimento aumente 52,67%, alcançando R$ 2 bilhões.
Imagem: Mercado&Consumo