A National Football League (NFL) divulgou, em parceria com a SPTuris, dados significativos sobre o NFL São Paulo Game, realizado em 6 de setembro na Arena Corinthians. O evento gerou um impacto econômico de US$ 61,9 milhões e contou com a participação de 12.518 profissionais para garantir sua execução. A Prefeitura de São Paulo havia projetado uma geração de US$ 60 milhões, com base em experiências anteriores em Londres e Munique.
“Em todos os grandes eventos que atraímos para a capital, sempre avaliamos, primeiro, a capacidade de movimentar a economia local e o número total de pessoas que irão trabalhar, o que gera renda para os paulistanos”, afirma Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo.
Em dezembro do ano passado, Nunes anunciou em Dallas, Texas, que a NFL realizaria seu primeiro jogo oficial na América do Sul, com os Philadelphia Eagles enfrentando os Green Bay Packers. A partida teve um público de 47.236 torcedores no estádio, além de milhões de espectadores acompanhando pela televisão.
“Além do sucesso na venda de ingressos, que já esperávamos, o jogo de São Paulo atraiu um grande número de turistas nacionais e estrangeiros, e foi transmitido com destaque nos Estados Unidos, ajudando a promover a capital nesse mercado estratégico”, destaca Gustavo Pires, presidente da SPTuris.
Durante os dias que antecederam o jogo, o NFL Experience atraiu 25 mil fãs ao Parque Villa-Lobos, oferecendo uma imersão no universo do futebol americano.
“A estreia no Brasil, um mercado estratégico para a expansão internacional da liga, foi extremamente bem-sucedida. Trabalhamos juntos para entregar um evento histórico, criando uma experiência fantástica para os fãs, para a cidade de São Paulo e para o país”, Luis Martinez, general manager da NFL no Brasil, afirma.
Segundo dados levantados pela Circana, empresa de data tech para análise do comportamento de consumo, em parceira com a Segmenta, o futebol americano foi o terceiro esporte com maior crescimento em vendas no primeiro semestre de 2024 no Brasil, com um aumento de 24,5%. Apesar de o vestuário ainda ser dominante, a categoria de acessórios foi a que apresentou o melhor desempenho, com crescimento de 49% no semestre.
O aumento impressionante de mais de 1.800% nas vendas de bolas foi o destaque na categoria. Marcas renomadas como Nike e Wilson foram protagonistas nesse crescimento e registraram aumento nas vendas de 402% e 2.030%, respectivamente.
Imagem: Divulgação