Latam Airlines investe em tecnologia inspirada em pele de tubarão para redução de emissões

Iniciativa pode resultar em uma economia de 6 mil toneladas de CO₂ por ano

O Grupo Latam Airlines anunciou um investimento na tecnologia AeroSHARK, que utiliza escamas inspiradas na pele de tubarão para reduzir a fricção na fuselagem dos aviões. Desenvolvida pela Lufthansa Technik e BASF, essa tecnologia está sendo instalada em alguns aviões Boeing 777 do grupo e promete diminuir o consumo de combustível em aproximadamente 1%, resultando em uma redução de 6 mil toneladas de CO₂ por ano, quando totalmente implementada.

O primeiro Boeing 777-300ER da LATAM foi equipado com o revestimento em dezembro de 2023, em São Paulo. Desde então, a companhia tem realizado testes em operações diárias e decidiu expandir a instalação da tecnologia para mais quatro aeronaves devido aos resultados obtidos.

“Nossa estratégia de modernização da frota é um pilar fundamental do nosso compromisso com a sustentabilidade e nossa visão de alcançar emissões líquidas zero até 2050. Continuamos focados na inovação e na adoção de tecnologias de ponta, garantindo que nossa frota evolua em linha com nossos objetivos ambientais”, afirma Sebastián Acuto, diretor de Frota e Projetos do Grupo Latam Airlines.

Latam

AeroSHARK é uma camada que imita a estrutura da pele de tubarão e mede aproximadamente 50 micrômetros. Ao aplicar centenas de metros quadrados desse revestimento na fuselagem e nas naceles dos motores, a resistência do ar é reduzida, resultando em diminuição no consumo de combustível e nas emissões de CO₂. Para a frota de Boeing 777-300ER da Latam, a economia esperada é de cerca de 2.000 toneladas métricas de querosene por ano, o que equivale a aproximadamente 28 voos programados de São Paulo a Miami.

“A decisão do grupo Latam confirma mais uma vez que o AeroSHARK funciona. Isso nos motiva a continuar utilizando nossas habilidades de engenharia e força inovadora para contribuir com uma aviação com menores emissões de CO₂. Esperamos colaborar com mais clientes em nível mundial e aplicar nossa tecnologia de economia de combustível em ainda mais aviões”, comemora Robin Johansson, diretor sênior de Vendas para América Latina e Caribe na Lufthansa Technik

O investimento faz parte da estratégia do Grupo Latam para avançar na descarbonização da aviação, que inclui o aumento da eficiência operacional, a compensação de emissões e a adoção de combustíveis sustentáveis.

Imagens: Divulgação

Redação

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