Impulsionada pelo Dia das Crianças, a venda de brinquedos em outubro do ano passado alcançou R$ 757 milhões, valor que representa 15% das vendas anuais da categoria. O resultado foi divulgado pela Circana e destaca a importância da data para o varejo nacional, tornando-se uma das mais relevantes para o setor no ano.
No que se refere ao preço, a oscilação não foi muito grande, com o valor médio dos brinquedos em outubro de 2023 fixado em R$ 74, semelhante aos demais meses do ano. No entanto, foi registrada uma queda de 16% em relação ao mesmo mês de 2022, e o comportamento do consumidor revela oportunidades significativas.
“O futuro do varejo de brinquedos no Brasil parece promissor, com espaço para inovações e a adaptação às novas demandas do consumidor. A indústria está em um momento de evolução, pronta para oferecer experiências cada vez mais ricas e variadas aos pequenos, refletindo as mudanças nos interesses e comportamentos das novas gerações”, analisa Ana Weber, diretora comercial da Circana.
Entre os brinquedos, as categorias que mais se destacam são bonecas, brinquedos infantis e pré-escolares, além de brinquedos esportivos e para atividades ao ar livre, que juntas representaram 50% das vendas de outubro. As categorias de pelúcia, eletrônicos juvenis, artes e artesanato, jogos/quebra-cabeças e blocos de montar também apresentaram um desempenho melhor em comparação com o mesmo mês de 2022.
As marcas mais vendidas na categoria de brinquedos foram Hot Wheels, bonecos da Marvel e Barbie. Produtos maiores, como a Barbie Dreamhouse e quadriciclos infantis, também aparecem entre os top 10. Os dados destacam uma crescente preferência por brinquedos que estimulam atividades ao ar livre e exercitam a imaginação dos pequenos.
Projeção deste ano
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que o volume de vendas para o Dia das Crianças em 2024 atinja R$ 9,35 bilhões. Se confirmada, essa projeção representa um crescimento de 2,6% em relação a 2023. O Dia das Crianças é considerado o terceiro evento mais importante do calendário de vendas do varejo no Brasil, atrás do Natal e do Dia das Mães.
“Essa é uma data que continua sendo chave para o comércio. As condições do mercado de trabalho e a melhoria no rendimento das famílias são os fatores que nos permitem projetar um crescimento de vendas neste ano”, afirmou José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac.
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