Maior rede de franquias do país cria novas experiências de marca para o consumidor em seu principal canal de vendas, mostrando que há espaço para descobertas no varejo físico
O Boticário apresentou hoje um novo formato de loja como sendo sua grande aposta na evolução do varejo físico – a oferta de experiências para o consumidor.
Inspirada em uma botica, como aquela que deu origem à marca há 40 anos, agora com códigos contemporâneos, a nova loja do BarraShopping, no Rio de Janeiro, é a primeira do país neste modelo.
A intenção é que o canal de vendas transmita aos consumidores as histórias mais emblemáticas da marca.
“Além de um ponto de vendas e de contato com o consumidor, queremos que nossas lojas revelem a alma do Boticário. Que elas expressem a essência característica da marca – a relação emocional com o consumidor e suas histórias. Para que cada um que passar por ela possa sair muito melhor do que quando entrou”, explica André Farber, vice-presidente de Franquias da rede.
Por meio de conteúdo com interatividade aliado a uma estética visual criada para conduzir o visitante às histórias da marca, o novo modelo chega para ser uma experiência complementar ao que as mais de 3.750 lojas da rede oferecem hoje.
“Quando contamos tudo que há por trás da criação dos nossos produtos, trazemos o significado que, muitas vezes, vão ao encontro da história de vida das pessoas. E é isso que traz a conexão verdadeira da marca com seus consumidores. Então, planejamos esse espaço para que mais pessoas tenham acesso às nossas histórias. É como se abríssemos um pouco da nossa fábrica, dos bastidores do dia a dia do nosso trabalho para todos que visitarem essa loja”, completa.
Mais experiência
As diferenças começam já na fachada. A ânfora, ícone da marca e da perfumaria nacional, ganha destaque em um gradil criado exclusivamente para o novo projeto. No interior, área de experimentação de todo o portfólio da marca, com destaque para a bancada de maquiagens, ainda maior do que nas demais lojas.
A exposição da perfumaria prioriza os ingredientes, as matérias-primas de alta qualidade e as técnicas exclusivas de produção de cada uma das fragrâncias. Em uma tela multimídia, com tecnologia lift and learn, o consumidor vai poder viajar no universo das principais fragrâncias da marca. Segundo Faber, as tecnologias só estão na loja “porque nos ajudam a contar histórias”. Ele complementa: “é um espaço onde a tecnologia deve ser sentida, não apenas vista”.
A loja também abriu mão de um caixa fixo e as consultoras passam a centralizar o contato com a consumidora durante toda a experiência de compra – finalizada em um terminal de vendas individual.
Pelo equipamento, a consultora também tem acesso a todas as informações do Clube Viva O Boticário, como histórico de compra e preferências de cada cliente, tornando o atendimento ainda mais personalizado.
A mudança também libera mais espaço para áreas de experimentação. A bancada de caixa foi substituída por uma mesa de relacionamento, onde estão também as embalagens que finalizam a compras – e as caixas de presente tão icônicas do Boticário.
O projeto é assinado pelo escritório de arquitetura be.bo, dos arquitetos cariocas Bel Lobo e Bob Neri. Os uniformes dos consultores de venda foram criados pela Unica Brand&People&Clothes, com design mais contemporâneo e uso de tecidos exclusivos.