A Black Friday está chegando e, de acordo com levantamento da DM, grupo de serviços financeiros especializado em gestão de crédito, os brasileiros estão empolgados com a data. A pesquisa, realizada entre os dias 9 e 18 de outubro, aponta que 56,1% devem fazer compras na Black Friday, enquanto 32,1% talvez faça compras e apenas 11,8% não deve realizar qualquer aquisição. Porém, 66,6% deverão decidir o que comprar apenas no dia, enquanto 23,4% já têm uma lista em mente do que pretendem adquirir.
Para 52,2% dos brasileiros, a Black Friday é uma oportunidade para fazer compras específicas, a depender das ofertas e 29,2% aproveitam para antecipar as compras de Natal. No entanto, os brasileiros estão atentos ao custo dos produtos: 88,1% dos consumidores monitoram os preços para a Black Friday, a fim de identificar se as ofertas são de fato vantajosas. A maioria, 49,8%, acredita que é necessária muita pesquisa para não realizar compras que não oferecem reais benefícios.
“De modo geral, o que percebemos é que o brasileiro gosta de aproveitar a data, mas não têm plena confiança de que os descontos são verdadeiros. Num universo de cerca de 1300 respondentes, 6,6% afirma diretamente que não acredita nas ofertas, pois os preços devem aumentar antes da promoção. O desafio do setor varejista é recuperar a confiança do consumidor, com uma transparência maior em relação aos descontos”, diz Ariane Bete, diretora comercial da DM.
Meios de pagamento
A pesquisa também traz que neste ano, o uso do cartão de crédito deve prevalecer, já que 75,8% planejam fazer compras nessa modalidade e de forma parcelada. “É importante que os varejistas estejam atentos às opções de parcelamento, uma vez que existe a tendência do consumidor a levar em conta os valores das parcelas em vez do preço total”, afirma Ariane Bete. Nas outras formas de pagamento, destacam-se o crédito à vista (22,7%), pix (16,4%), cartão de débito (11%), dinheiro (8,8%). O buy now pay later, ou pix parcelado, é o interesse de 6,5% dos compradores, o que ressalta a importância das opções de parcelamento.
A maioria do público, 71,6%, se sente atraído pelos descontos e preços baixos, enquanto 22% se interessa por frete grátis e 19,6%, pelas opções de parcelamento. As categorias de produtos mais procuradas são eletrodomésticos (53,4%), eletrônicos (38,2), roupas e calçados (32,7) e alimentação e bebidas (31,2%).
A expectativa é de que os gastos sejam elevados – 37,7% espera gastar mais de R$ 1000 em compras, enquanto 31,9% planeja compras de R$ 500 a R$ 1000, e 27,9%, entre R$ 100 e R$ 500.
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