O Dia do Solteiro, celebrado no dia 11 de novembro na Ásia, movimenta bilhões de dólares em vendas todos os anos, chegando a passar os resultados da Black Friday e da Cyber Monday ao redor do mundo. Para se ter uma ideia, em 2023, a data movimentou US$ 156 bilhões, conforme estimado pela Syntun, empresa chinesa especializada em dados do e-commerce, no relatório Sales Data Briefing 2023.
Apesar de o evento não ter a mesma tradição no Brasil, os marketplaces asiáticos — como AliExpress, Alibaba, Shein e Shopee — participam das comemorações com promoções e condições especiais. Para os empreendedores que vendem nessas plataformas, a data gera oportunidade para alavancar as vendas nos últimos meses do ano.
Para Bruno de Oliveira, CEO Ecommerce na Prática, a melhor opção para participar do Single’s Day é vendendo em marketplaces chineses, como Shopee e AliExpress. “Todos eles investem pesado em mídia e marketing nesta data para gerar tráfego e vender muito, oferecendo benefícios especiais de frete e brindes para o consumidor. É o momento de participar dos programas de vendedores de cada marketplace para aproveitar a visibilidade”, destaca o executivo.
Ainda de acordo com o especialista, é possível usar a data para atrair novos clientes e reduzir o estoque de produtos com pouca saída ao longo do ano. Oliveira recomenda também o uso de estratégias de aquisição e retenção, aproveitando o período para estreitar o relacionamento com os consumidores e fazer mais vendas.
“O período promocional de novembro não é para os produtos que já possuem alta rotatividade. Os maiores descontos devem ser em produtos de baixa conversão, itens com alta margem de lucro ou aqueles parados em estoque, com o objetivo de zerá-los. Evite cair no erro de dar desconto igual em tudo o que tem disponível”, acrescenta. Oliveira também recomenda estratégias como combos de produtos, descontos progressivos, frete grátis, entre outras.
Descontos agressivos
A Aliexpress mantém no Brasil a tradição chinesa de fazer ofertas agressivas no 11.11. Nesta edição, a empresa colocou descontos de até 80% em ofertas que se estendem até o dia 18. Em seu calendário de eventos comerciais, a data chega a ser mais importante que a Black Friday.
A partir de desta segunda, os consumidores já podem acessar as ofertas especiais. Neste ano, a plataforma traz o maior desconto da história da marca no Brasil, com mais de R$13 milhões em descontos e, pela primeira vez, uma dinâmica gamificada dentro do aplicativo que pode gerar até R$ 800 em cashback.
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