As transformações digitais, impulsionadas pelo crescimento do e-commerce, têm contribuído para o surgimento de novas tecnologias, principalmente na experiência do cliente e na eficiência operacional. Experiências omnichannel, Inteligência Artificial (IA), Big Data, chatbots e outras soluções e serviços de automação estão cada vez mais presentes no dia a dia dos varejistas.
Essas tecnologias tornam-se ainda mais necessárias quando pensamos datas especiais do varejo, como a Black Friday, que promete um crescimento de 9,1% em comparação ao faturamento de 2023, segundo levantamento da Confi.Neotrust.
De acordo com a Pesquisa de Intenção de Compras para a Black Friday 2024, da LWSA, os consumidores estão se preparando com antecedência para a data e consideram os canais digitais dos varejistas como a principal fonte de pesquisa de ofertas. Segundo o estudo, 96% dos consumidores pretendem comprar no e-commerce durante esta data.
Um dos principais avanços nesse contexto é a facilidade no processo de compra. Os consumidores buscam experiências rápidas e sem atritos, o que inclui métodos de pagamento que sejam simples e seguros. Nesse cenário, a digitalização permite que os varejistas ofereçam diversas opções, como cartões de crédito, carteiras digitais e Pix. Essa variedade não apenas melhora a experiência do cliente, mas também aumenta as taxas de conversão durante essas importantes datas para o varejo, quando o volume de compras tende a ser maior.
Também faz parte da transformação digital e da crescente procura pelo e-commerce a preocupação com fraudes, o que faz com que os varejistas procurem por sistemas que tenham uma integração eficiente com gateways de pagamento e um robusto sistema antifraude para garantir segurança nas transações. Um sistema antifraude eficaz é essencial para proteger tanto os consumidores quanto os varejistas contra fraudes financeiras. Durante eventos como a Black Friday e Natal, as tentativas de golpe crescem substancialmente. Portanto, investir em soluções reconhecidas pode ajudar a mitigar riscos e a aumentar a confiança do consumidor nas transações online.
Em paralelo, a jornada do consumidor precisa ser fluida e integrada. Diante disso, as empresas precisam conectar diferentes sistemas, reduzindo o tempo gasto em cada etapa da compra. Esse aspecto é fundamental em datas especiais, quando cada segundo conta para evitar abandonos de carrinho. Os varejistas estão investindo em plataformas que oferecem uma experiência sem atrito, permitindo que os consumidores possam transitar facilmente entre canais online e físicos.
As tendências apontam para uma maior facilidade e simplicidade no processo de compra como um diferencial competitivo. A transformação digital no varejo não é apenas sobre tecnologia; trata-se de entender as necessidades dos consumidores e de se adaptar rapidamente em meio à constante evolução das novas tecnologias.
Luciano Decourt Ferrari é vice-presidente comercial da Getnet Brasil.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
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