Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Natal deve movimentar R$ 50 bilhões em presentes, aponta Abecs

Pesquisa indica aumento de 15,8% no volume de compras e gasto médio de R$ 446 por consumidor

Redação de Redação
12 de dezembro de 2024
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Natal

O Natal deverá gerar R$ 50 bilhões em compras de presentes, um aumento de 15,8% em relação ao ano passado, aponta pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). O levantamento, realizado em parceria com o Instituto Datafolha, indica que o gasto médio por consumidor será de R$ 446, ante R$ 418 em 2023. A pesquisa revela que 62% dos brasileiros planejam comprar presentes neste Natal, repetindo o índice do ano anterior.

Preferência por cartões e parcelamento

O cartão é apontado como o principal meio de pagamento, escolhido por 49% dos entrevistados (29% cartão de crédito e 20% cartão de débito). O Pix aparece na segunda posição com 40%, seguido pelo dinheiro em espécie (35%), boleto bancário (2%) e cartão de loja (1%). Entre os consumidores que pretendem usar o cartão de crédito, 77% afirmam que irão parcelar as compras, índice superior aos 75% registrados em 2023.

A preferência pelo cartão de pagamento se mantém em todas as regiões do país, liderada pelo Sudeste (55%). A tendência é semelhante entre homens (50%) e mulheres (48%) e entre as classes A/B (71%) e C (47%). Na faixa etária, o maior índice de utilização do cartão está entre os consumidores de 25 a 34 anos (53%).

Roupas e brinquedos dominam as intenções de compra

Roupas (60%) e brinquedos (42%) são os presentes mais citados na pesquisa, seguidos por calçados (18%) e perfumes e cosméticos (15%). Outros itens, como eletrônicos (5%) e acessórios (4%), foram menos mencionados.

Entre os que pretendem comprar presentes, 73% afirmam que vão optar por lojas físicas, enquanto 31% preferem o comércio online. As compras presenciais prevalecem em todas as regiões, com maior índice no Norte (83%) e menor no Sudeste (68%). Mulheres (74%) e homens (73%) também preferem lojas físicas.

Jovens têm maior intenção de compra

Os jovens lideram a intenção de compras, com índices de 74% entre os consumidores de 18 a 24 anos e 77% entre os de 25 a 34 anos. Por classe econômica, as classes A/B registram a maior intenção de compra (75%), seguidas pela classe C (64%) e D/E (49%).

O maior gasto médio por faixa etária é registrado entre pessoas com 60 anos ou mais (R$ 498). O valor médio diminui nas faixas mais jovens, chegando a R$ 351 entre consumidores de 18 a 24 anos. Entre os gêneros, homens pretendem gastar, em média, R$ 509, enquanto mulheres estimam um desembolso de R$ 379.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Brasil ocupa 46º posição de ranking internacional de competitividade com 66 países

Próxima Postagem

Nespresso transforma cápsulas de café em decoração natalina

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025
Foodservice

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025
Varejo

Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025

20 de maio de 2025
Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda
ESG

Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda

20 de maio de 2025
Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp
Inovação

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

19 de maio de 2025
Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS
Economia

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês
Tecnologia

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan
Tecnologia

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
Nespresso transforma cápsulas de café em decoração natalina

Nespresso transforma cápsulas de café em decoração natalina

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025

Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025

20 de maio de 2025
Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda

Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.