Após ser divulgado um acordo de dois anos com a Ruffles, em que a marca da PepsiCo realizaria uma revitalização no Largo da Batata, a Prefeitura de São Paulo voltou atrás na decisão após uma onda de críticas negativas.
Em publicação no Diário Oficial do Município, a prefeitura informou que “tornou sem efeito, nesta quinta-feira, 12, o Termo de Doação Nº 06/SUB-PI/2024, objetivando a reanálise documental e tempo hábil para manifestação da Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU) a respeito da proposta de parceria para o Largo da Batata.”
Nabil Bonduki, vereador eleito da cidade de São Paulo, foi um dos principais críticos do acordo. Em suas redes sociais, o político teceu críticas tanto à decisão da subprefeitura quanto ao atual prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes.
“Muitas dúvidas e muito risco da praça perder seu caráter público, e a sociedade fica sabendo da iniciativa pelas redes sociais de um canal de imprensa. A gestão Nunes precisa parar com esse costume de atropelar todos os processos participativos e ignorar a opinião da população e de moradores”, disse em publicação feita em seu perfil no Instagram.
Procurada, a PepsiCo declarou que “a revitalização do Largo da Batata prevê melhorias e benfeitorias para o espaço, como revitalização dos canteiros, mobiliário e jardins. Trata-se de um termo de cooperação e doação, sem necessidade de licitação ou consulta pública, que cumpriu todos os trâmites legais e que não incorreu em nenhuma irregularidade”, disse. Esses detalhes também estavam incluídos na declaração dada pela Prefeitura.
A PepsiCo acrescentou que seguiu todas as diretrizes do processo administrativo com a Subprefeitura de Pinheiros e que a iniciativa não contempla a mudança do nome do Largo da Batata. “A PepsiCo aguarda a avaliação dos demais órgãos competentes ligados à Prefeitura para definir a continuidade da ação”, conclui.
Manutenção da praça
Para o professor de branding da ESPM, Marcos Bedendo, se o acordo entre a Ruffles e a Prefeitura de São Paulo é para a manutenção da praça, deve-se divulgar os detalhes do mesmo, e não como foi colocado.
Bedendo reforça que a Ruffles é uma marca conhecida e não precisaria aumentar seu reconhecimento. “É um lugar de enorme circulação, é uma brincadeira que algumas pessoas vão achar legal e criativa. É uma estratégia de divulgação que gera algumas associações interessantes para a marca. A questão é que não é um naming right. Teriam que falar que existe uma ação da Ruffles no Largo da Batata. E que vai fazer algum tipo de intervenção urbana com foco na melhoria da região.”
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