Todo e qualquer período que se torna de alguma maneira especial para o varejo pede atenção, pelo natural aumento das vendas. Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal… Datas comemorativas em geral são grandes exemplos desses períodos e que acabam trazendo bons aprendizados. E de um tempo para cá, a Black Friday também está incluída neste seleto grupo.
De acordo com um levantamento inédito realizado pela Kyndryl, provedora de serviços de infraestrutura de TI, mais de 100 milhões de transações foram processadas nos canais digitais dos seus clientes corporativos este ano, entre 27 de novembro até 1 de dezembro, período de vendas de Black Friday.
“Todo ano a Kyndryl tem a missão de garantir a disponibilidade da infraestrutura de tecnologia que sustenta o modelo de vendas híbrido em larga escala. Para isso, o trabalho começa meses antes, por meio de uma preparação intensa que demanda muitos planos de ação, testes e simulações”, revela Spencer Gracias, diretor geral da Kyndryl Brasil.
O estudo acompanhou mais de 820 mil eventos, com mais de 120 horas de monitoramento intenso e mais de 40 serviços críticos validados e monitorados. E trouxe alguns aprendizados, divididos por Gracias em seis dicas, que podem ser aplicadas pensando em qualquer data comemorativa de vendas.
1 – Preparação com infraestrutura híbrida
Adote modelos híbridos de infraestrutura, que combinem servidores em nuvem pública, privada e on-premises, para escalar operações e gerenciar a alta demanda sem interrupções.
2 – Planejamento antecipado
Prepare-se com meses de antecedência, monitorando constantemente os sistemas e realizando testes de carga para responder rapidamente aos picos de demanda.
3 – Fortalecimento da cibersegurança
Implemente medidas preventivas, como autenticação avançada e sistemas de detecção precoce, para proteger contra possíveis ataques de phishing, ransomware e DDoS. Além disso, capacite equipes de TI em gestão de crises e respostas rápidas para detectar e conter ataques em tempo real.
4 – Uso de análise de dados em tempo real
Utilize ferramentas avançadas de Inteligência Artificial para personalizar ofertas, ajustar preços e antecipar a demanda durante o evento.
5 – Foco na experiência do cliente
Ofereça uma experiência de compra fluida e personalizada que atenda às necessidades específicas dos consumidores, consolidando a lealdade deles.
6 – Investimento em tecnologia escalável e análise preditiva
Invista em tecnologia que permita às empresas gerenciarem volumes elevados de transações e construir uma vantagem competitiva no mercado.
O executivo da Kyndryl acredita que ao seguir essas dicas, as empresas podem estar melhor preparadas para enfrentar os obstáculos de períodos tão desafiadores como as datas comemorativas de cada ano.
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