A Retail Media acaba de criar uma divisão focada em espaços estratégicos de mídia digital Out of Home (DOOH) dentro do varejo físico. O núcleo será liderado por Cristiane Alvarez e contará com soluções onsite, offisite e instore. A Adsmovil será a mediatech parceira.
“Essa expansão acontece após a identificação de uma grande oportunidade. Embora já estivéssemos presentes em boa parte da jornada do consumidor, passamos agora a ter opções complementares que garantem uma atuação ainda mais integrada e completa ao retail media”, explica Cristiano Tassinari, sócio e CEO da Retail Media.
“A mídia de varejo tem como objetivo e principal fortaleza ser a ponte ideal entre a indústria e o ambiente em que a decisão de compra acontece. Por isso, ter uma presença ampla, que permite diferentes abordagens estratégicas, faz toda a diferença”, completa o executivo.
Retail Media e Hirota
A movimentação diante da nova estrutura é a expansão da parceria da Retail Media com a rede Hirota Supermercados. A empresa assume a gestão e a comercialização de todos os canais e oportunidades de mídia da rede. Uma das novidades é a instalação de painéis de LED de alta definição em corredores e setores estratégicos das lojas.
“Há sete anos, temos uma parceria bem-sucedida com a Retail Media. No início deste ano, tivemos a oportunidade de participar da NRF em Nova York, o maior evento de varejo do mundo, onde tomamos a decisão estratégica de implantar o ecossistema de trade media em nossa rede. E a Retail se mostrou a parceira ideal para este novo passo”, afirma Helio Freddi, diretor da rede Hirota Supermercados.
“A parceria entre Adsmovil, Retail Media e Hirota Supermercados transformará a experiência da rede varejista, gerando novas oportunidades de receita e impulsionando os resultados para os anunciantes”, afirma Leila Guimarães, managing director da Adsmovil.
Parceria com Adsmovil
Para intensificar e otimizar sua participação no novo segmento, a Retail Media firmou uma parceria estratégica de operação com a Adsmovil, mediatech global especializada em soluções de mídia digital. Com o acordo, a empresa amplia sua Retail Media Network no Brasil, que já conta com Rappi, Chiper e Frubana.
A partir de 2025, a Adsmovil iniciará a monetização das posições publicitárias do Hirota Supermercados com soluções de dados e gestão de mídia, permitindo a comercialização integrada de formatos de mídia offsite (display e vídeo programáticos e geolocalizados), mídia onsite (produtos patrocinados e display dentro das propriedades do Hirota) e mídia in-store DOOH (telas dentro e no entorno das lojas).
Com foco em soluções programáticas e multicanal, a colaboração permitirá conectar os consumidores de forma mais assertiva no ponto de venda e em outros canais, otimizando campanhas por meio de dados e personalizando a comunicação.
Solução multicanal
Vários ativos da Retail Media já estão instalados em unidades da rede Hirota. A ideia é expandir o modelo de negócios e parceria para ao menos mais uma grande rede de varejo ainda neste fim de 2024. Em 2025, o plano de expansão da Retail Media também passa a mirar aplicações de trade media.
Segundo Paulo Schiavon, diretor-executivo de retail media da Adsmovil, este é mais um passo importante na expansão da Retail Media Network, que já conta com mais de 20 varejistas na América Latina. “Estamos criando uma solução multicanal dedicada ao mercado de anunciantes, agências de publicidade ou marcas que buscam soluções especializadas em retail media. No caso do Hirota, esta é uma oportunidade para as mais de duas mil marcas que estão nas prateleiras dos mercados da rede e também para marcas não-endêmicas, que queiram atingir este público consumidor no momento de compra”, destaca o executivo.
Todo o circuito de mídia é integrado a ferramentas de CRM e mídia programática, oferecendo formatos flexíveis de aquisição. A solução também inclui integração com Mobile ID, potencializando ainda mais as possibilidades de segmentação dos anúncios.
O que é retail media?
O retail media é uma estratégia de publicidade por meio da qual os anunciantes podem expor seus produtos diretamente no varejo, seja nas lojas físicas, seja no e-commerce. O assunto tem sido tema de grandes eventos de varejo mundo afora e aqui no Brasil e muitas empresas, de diversos segmentos, têm apostado nessa estratégia para alavancar receitas.
Notícias sobre a evolução do modelo podem ser encontradas na editoria de Retail Media da Mercado&Consumo.
Segundo dados da eMarketer, empresa de pesquisa de mercado especializada em marketing digital, os investimentos globais em mídia de varejo deverão alcançar US$110 bilhões até 2026.
Imagem: Divulgação