Com estimativa de um aumento de 6,9% nas vendas e de 6% no fluxo de visitantes nos shoppings neste Natal, que já é na próxima quarta-feira, 25, de acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), os shoppings prometem ser movimentados este ano. De olho neste movimento, diversos shoppings do Brasil decidiram estender seus horários de funcionamento durante o período, visando atender a essa alta demanda.
Na véspera de Natal, no dia 24 de dezembro, os shoppings da capital paulista terão horários de funcionamento diferenciados. Na zona Sul, os shoppings Santa Cruz e Jardim Sul estarão abertos durante toda a semana, com o Santa Cruz funcionando das 09h às 18h e o Jardim Sul das 10h às 18h. O Shopping Campo Limpo também estará aberto das 09h às 18h.
Na zona Oeste, o Shopping Tietê Plaza e o Shopping D funcionarão das 10h às 18h no dia 24, enquanto o Shopping Cidade São Paulo e o SP Market abrirão das 09h às 18h. O Shopping Penha estará aberto das 09h às 18h, e o Shopping Frei Caneca também terá horário das 09h às 18h.
Fora da capital paulista, mas ainda na região metropolitana, alguns shoppings divulgaram seus horários de funcionamento durante as festividades de fim de ano. Na região do ABC, o Atrium Shopping e o Shopping ABC estarão operando das 10h às 18h. Em Guarulhos, o Shopping Bonsucesso, o Shopping Maia e o Shopping Tamboré, em Barueri, estarão operando das 09h às 18h.
Nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro, todos os shoppings estarão fechados, com exceção das lojas de alimentação, que, em alguns casos, terão funcionamento facultativo, como é o caso do Santa Cruz, das 12h às 20h. Já no dia 31 de dezembro, a maioria dos shoppings seguirá os horários da véspera de Natal, com funcionamento das 09h às 18h, sendo que alguns fecharão mais cedo, às 16h.
Quanto o consumidor vai gastar neste Natal?
Para este ano, a expectativa é que o consumidor gaste, durante sua visita aos shoppings no Natal, cerca de R$ 217,34, representando um aumento de 5% em relação a 2023, quando esse valor era de R$ 207,04. A Abrasce projeta uma movimentação de R$ 6,02 bilhões neste ano.
O estudo da Abrasce revela que cerca de 89% dos shoppings adotam a estratégia de estender seu expediente durante o fim do ano, abrindo mais cedo ou fechando mais tarde.
“O Natal é o principal momento do ano para o varejo em shopping centers. Estamos otimistas de que a diversidade de produtos, a conveniência e as experiências únicas oferecidas pelos shoppings continuarão a atrair e encantar os consumidores”, destaca Glauco Humai, presidente da Abrasce.
Imagem: Divulgação/Agência IDS