Influenciadores digitais estão ampliando seu alcance para além das Gerações Z e Millennials, segundo pesquisa realizada pela Rakuten Advertising, empresa especializada em marketing de performance. Nos últimos seis meses, 61% dos consumidores com idades entre 35 e 49 anos e 53% entre 50 e 64 anos fizeram compras utilizando links promovidos por influenciadores. Entre os consumidores acima de 65 anos, 40% também adotaram esse hábito no mesmo período.
A pesquisa analisou hábitos e preferências de consumidores em seis países – Austrália, Brasil, França, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos – e destacou tendências que impulsionam o crescimento desse mercado. Entre as plataformas, o TikTok é a segunda mais popular em cinco dos seis mercados avaliados, ocupando a terceira posição no Brasil, atrás de Instagram e YouTube. Apesar disso, a participação da rede social cresce rapidamente no país.
“O marketing de influenciadores está se tornando estratégia vital para o lançamento de produtos ou para apresentar marcas para novos públicos. Os influenciadores são ótimos para essas descobertas, especialmente entre públicos mais jovens”, afirma Salomão Araújo, vice-presidente comercial da Rakuten Advertising.
O estudo também aponta que o formato preferido dos consumidores nos países pesquisados é o vídeo de curta duração. “Os vídeos de curta duração captam a atenção de forma mais eficaz e transmitem informações rapidamente. Além disso, permitem que os influenciadores mostrem suas personalidades e criem experiências mais ricas. Para as marcas, fazer parcerias com influenciadores especialistas nesse formato pode significar um aumento significativo de sua visibilidade e engajamento”, conclui Araújo.
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