Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Eventos

Com 195 eventos programados para 2025, São Paulo deve receber 1,6 milhão de turistas

Os eventos de negócios, como feiras, congressos e convenções, são os mais numerosos, somando 103

Felipe Mario de Felipe Mario
9 de janeiro de 2025
no Destaque do dia, Economia, Eventos, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Com 195 eventos agendados para 2025, São Paulo deve receber 1,6 milhão de turistas

Em 2025, a São Paulo será sede de diversos eventos de grande porte, entre shows, feiras e eventos esportivos, e é esperado que a cidade receba 1,6 milhão de turistas. Os dados são de um levantamento realizado pela São Paulo Turismo (SPTuris), empresa de turismo da Prefeitura de São Paulo, que aponta para este ano a programação de 195 eventos, totalizando 530 dias de execução, o que equivale a mais de um grande evento por dia.

Com sua capacidade de atrair visitantes, os eventos de negócios, como feiras, congressos e convenções, são os mais numerosos, somando 103. Os de entretenimento vêm logo em seguida, com 75, sendo 35 deles shows e festivais internacionais, como o Lollapalooza em março e o The Town em setembro. Além disso, há eventos esportivos, como a Fórmula 1, que na última edição movimentou quase 300 mil turistas.

De acordo com Marco Lisboa, CEO e fundador da 3, 2, 1 GO!, uma rede de franquias especializada em experiências de viagem, eventos de grande porte como shows e festivais não apenas atraem multidões, mas também geram um efeito dominó em setores como hotelaria, gastronomia, transporte e comércio. “A presença de turistas em busca dessas experiências movimenta bilhões de reais na economia local, fortalecendo negócios e criando novas oportunidades de emprego.”

O estudo da SPTuris estima que o público total desses eventos deve alcançar a marca de 8 milhões de pessoas. Em média, as grandes atrações recebem 20% de público vindo do interior paulista, de outros estados e do exterior. O número total de eventos ainda deve crescer, chegando perto de 300, principalmente com os agendamentos para o segundo semestre.

“Shows, festivais e eventos internacionais têm um forte apelo para turistas estrangeiros, especialmente em destinos icônicos como São Paulo. Com novas rotas aéreas e parcerias estratégicas, a conectividade internacional é reforçada, atraindo públicos diversificados”, explica Lisboa.

Promoção da cidade

Dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) indicam que, no primeiro semestre de 2024, o setor de turismo já havia faturado R$ 17,5 bilhões, um resultado impulsionado principalmente pelos eventos que atraem multidões ao longo do ano.

Lisboa avalia que essas realizações transformam São Paulo em uma vitrine internacional, posicionando a cidade como um hub cultural, gastronômico e de negócios, e mostrando ao mundo sua infraestrutura e diversidade.

“A promoção de um calendário recheado de atrações fortalece a imagem de São Paulo como um destino vibrante e dinâmico”, acrescenta.

Turismo na economia nacional

Em outubro de 2024, o índice de atividades turísticas cresceu 4,7% frente a setembro, segundo resultado positivo seguido, com ganho acumulado de 5,2%, de acordo com dados do IBGE. Com isso, o segmento de turismo se encontra 12,9% acima do patamar de fevereiro de 2020 e renova o ponto mais alto da série, superando em 4,4% o mês de junho de 2024, antigo ápice.

O ano de 2024 encerrou como um dos melhores para o setor de turismo da história. O Brasil alcançou a marca recorde de 6.657.377 turistas estrangeiros, um aumento de 12,6% em comparação ao ano anterior, segundo o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).

O Estado de São Paulo liderou com a maior quantidade de turistas, recebendo 2.207.015 visitantes, seguido pelo Rio de Janeiro, com 1.513.235.

“Grande parte do aquecimento do ramo do turismo é pós pandêmico. As pessoas descobriram que realmente ter carro novo, casa nova, mansões é bom, mas isso fica. Então agora elas estão investindo muito em experiências e viagens”, conta Lisboa.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Giuliana Flores expande operação de vending machines em São Paulo

Próxima Postagem

Armarinhos Fernando reforça equipe e projeta aumento de 4% nas vendas de material escolar

Felipe Mario

Felipe Mario

Relacionados Posts

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, se reúne com executivos do varejo
Varejo

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, se reúne com executivos do varejo

3 de junho de 2025
NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia
Varejo

NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia

3 de junho de 2025
IA no varejo: três em cada dez empresas do setor fazem uso da tecnologia
Tecnologia

IA no varejo: três em cada dez empresas do setor fazem uso da tecnologia

3 de junho de 2025
NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real
Artigos

NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real

3 de junho de 2025
IA ganha espaço no foodservice, mas ainda precisa de aperfeiçoamento
Inovação

IA ganha espaço no foodservice, mas ainda precisa de aperfeiçoamento

3 de junho de 2025
Galípolo diz que IOF não deveria ser usado para arrecadar
Economia

Galípolo diz que IOF não deveria ser usado para arrecadar

3 de junho de 2025
Produção industrial tem alta de 0,1% de março e acumula alta de 1,5% no ano
Economia

Produção industrial tem alta de 0,1% de março e acumula alta de 1,5% no ano

3 de junho de 2025
Superintendência-Geral do Cade aprova sem restrições fusão entre Petz e Cobasi
Notícias

Superintendência-Geral do Cade aprova sem restrições fusão entre Petz e Cobasi

3 de junho de 2025
Próxima Postagem
Armarinhos Fernando reforça equipe e projeta aumento de 4% nas vendas de material escolar

Armarinhos Fernando reforça equipe e projeta aumento de 4% nas vendas de material escolar

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, se reúne com executivos do varejo

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, se reúne com executivos do varejo

3 de junho de 2025
Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

3 de junho de 2025
Marcas avanzan en el retail con soluciones diferenciadas

Marcas avanzan en el retail con soluciones diferenciadas

3 de junho de 2025
NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia

NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia

3 de junho de 2025
IA no varejo: três em cada dez empresas do setor fazem uso da tecnologia

IA no varejo: três em cada dez empresas do setor fazem uso da tecnologia

3 de junho de 2025
NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real

NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real

3 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.