Um dos maiores centros de negócios e consumo do mundo, a cidade de Nova York seria, todo mês de janeiro, a NRF Retail’s Big Show, a maior feira de varejo das Américas. Além de conferir palestras com grandes nomes internacionais e novidades tecnológicas que tendem a mudar a forma de comprar e vender, os executivos que participam do evento sempre encontram, nas esquinas da cidade, lojas que estão em constante transformação para atender às mudanças cada vez mais aceleradas do comportamento dos consumidores. Em 2025 não é diferente. A bordo da delegação promovida pela Gouvêa Experience, a Mercado&Consumo percorreu lojas icônicas de marcas, muitas delas centenárias, que oferecem o que há de melhor falando de inovação do varejo mundial.
Personalizando os carros do James Bond
A britânica Aston Martin, conhecida pelos carros de James Bond, escolheu a Big Apple para abrir sua primeira flagship. Como não poderia deixar de ser quando se fala numa empresa que fabrica apenas 6 mil carros por ano, nada, na loja, lembra uma concessionária tradicional. O foco, ali, é o atendimento hiper especializado, a tecnologia de ponta e a personalização.
Grandes carros e instalações de arte já tornam o espaço um ponto a ser visitado na cidade. A área de customização, no entanto, é o ponto alto. O serviço, batizado de Q, permite que o cliente possa escolher os diversos elementos que podem ser customizados no carro. Amostras de cores, madeiras, metais e couros permitem não só que o cliente veja, mas tateie o que quer no seu Aston Martin. O resultado é exibido em tamanho real em um enorme painel de LED de 11 metros de comprimento por 3 de altura.
Experiências novas na FAO Schwarz
A FAO Schwarz é outra loja que habita o imaginário popular desde que Tom Hanks dançou sobre o piano do chão em “Quero ser grande”. A loja que serviu de cenário para este e outros filmes foi fechada, mas uma unidade super concorrida funciona no Rockefeller Center desde 2018. Ela é outro exemplo palpável de que a tradição sempre pode andar lado a lado com a inovação.
David Niggli, Chief Merchandising Officer, diz que a FAO é um “lugar caótico”. E essa é mesmo a ideia. A todo momento, funcionários testam boomerangs, drones, carrinhos de controle remoto e brincam com outros produtos à venda. “Quanto mais atividades, mais negócios”, diz Niggli. Muita gente que trabalha ali tem experiência no meio artístico, o que permite que as apresentações sejam as mais animadas possíveis.
Entre as novidades recentes da FAO Schwarz do Rockefeller Center, estão o FAO-Abulous Beauty Counter, aberta em dezembro de 2024. Lá, é possível montar um kit de maquiagem completo a partir de uma série de opções de batons, glosses, sombras, blushes e esmaltes. No Schleich Imagination Island, também inaugurado no fim do ano passado, as crianças podem criar um animal personalizado, com habitat, padrões e cores exclusivos.
Granado se internacionaliza
No Brasil, quando se fala em união de tradição e inovação, a Granado certamente é uma marca que vem logo à cabeça. Pois ela também está com um plano de internacionalização em vigor nos Estados Unidos, e a loja da marca no Soho é um dos destaques dessa estratégia. O visual super colorido e alegre típico chama a atenção desde a vitrine. Itens de perfumaria são os que mais atraem o público americano.
O projeto da Granado nos Estados Unidos não é apenas focado em lojas físicas próprias. A maior aposta, na verdade, é no atacado: já existem produtos da marca à venda na Saks e na Anthropologie. A expectativa é alcançar o sucesso registrado em países da Europa, onde a Granado desembarcou com um plano também muito bem estruturado há sete anos.
Imagens: Mercado&Consumo e André Ribeiro/Gouvêa Experience