Durante a NRF 2025: Retail’s Big Show, líderes de sustentabilidade da Ikea U.S., Target e Walmart discutiram iniciativas de circularidade e sustentabilidade, destacando a importância de estratégias que sejam benéficas para consumidores, planeta e negócios. Scot Case, vice-presidente de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade da National Retail Federation, moderou a sessão.
Agata Ramallo Garcia, vice-presidente de sustentabilidade empresarial da Target, destacou que circularidade e sustentabilidade nem sempre são prioridades para os consumidores. “O que aprendemos é que, quando você alinha uma solução ao que eles mais valorizam — acessibilidade, conveniência e qualidade —, eles estão dispostos a adotá-la”.
A empresa reciclou mais de 3 milhões de assentos de carro, representando cerca de 20 mil toneladas de materiais, através de eventos de troca iniciados em 2016.
Jerome Del Porto, chefe de sustentabilidade corporativa do Walmart, mencionou o marketplace “Resold at Walmart”, lançado após um piloto bem-sucedido de produtos de segunda mão. “Em menos de um ano, temos cerca de 5 milhões de produtos nesse marketplace, fornecidos por cerca de 1.500 vendedores”, afirmou. A empresa também investe em iniciativas de redução de desperdício de alimentos e reciclagem de eletrônicos através de quiosques ecoATM.
Na Ikea, sustentabilidade é uma prioridade, com cada CEO também atuando como diretor de sustentabilidade. Mardi Ditze, gerente de sustentabilidade da Ikea U.S., destacou o guia de design de produtos circulares da empresa e o objetivo de alcançar 100% de circularidade até 2030. “Circularidade está em desenvolvimento há anos. Precisamos de infraestrutura, parceiros e modelos de negócios inovadores”, afirmou.
NRF: Confira os insights de Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da Gouvêa Malls:
Com informações de National Retail Federation
Imagem: National Retail Federation