Diebold Nixdorf apresenta soluções das lojas do futuro na NRF Big Show 2025

A investida no varejo é um dos principais segmentos da companhia

Buscando revolucionar o varejo, a Diebold Nixdorf está levando para a NRF Big Show 2025 tecnologias de hardware e software que utilizam Inteligência Artificial (IA) para transformar experiências no setor e combater perdas. O objetivo é apresentar as soluções das lojas do futuro, que já estão disponíveis hoje.

A investida no varejo é um dos principais segmentos da Diebold Nixdorf, representando 29% (US$ 1 bilhão) do faturamento total de US$ 3,7 bilhões em 2023. O restante vem de receitas com tecnologia bancária e para caixas eletrônicos.

“Estamos colaborando com mais de 60 parceiros varejistas globalmente com o uso das novas tecnologias”, afirma Ilhami Cantadurucu, vice-presidente executivo de Varejo Global da Diebold Nixdorf.

Atualmente, as vendas do segmento voltado para o varejo são sustentadas pelos novos lançamentos em IA, divulgados em abril de 2024. Esses lançamentos se resumem a uma plataforma baseada em IA, chamada Vynamic (marca registrada), que reúne tecnologias aplicadas para lojas físicas em totens ou caixas de self-checkout.

“Essa tendência demorou a chegar no Brasil, mas atualmente é muito forte nos atacarejos”, disse Marcelo Sturn, head de Software de Retail da Diebold Nixdorf Brasil.

Como funciona

Dentro do pacote estão soluções como a de reduzir perdas no checkout, combatendo furtos em que os compradores deliberadamente deixam de escanear todos os itens, digitalizam apenas um produto em vez de vários, usam códigos de barras falsificados ou os trocam. A solução também funciona para casos em que um item não é escaneado de forma não intencional.

Outra parte da solução identifica e distingue produtos frescos, como frutas e legumes, frequentemente vendidos com base no peso. Nesse caso, a tecnologia combina câmeras e algoritmos treinados para identificar com precisão o produto e a quantidade, eliminando a necessidade de pesagem pelos compradores.

A última aplicação verifica autonomamente a idade dos clientes para facilitar vendas restritas, como a de bebidas alcoólicas, o que, segundo a Diebold Nixdorf, pode representar até 22% das intervenções de colaboradores da loja.

A solução utiliza uma câmera direcionada ao consumidor no caixa de autoatendimento e um algoritmo que estima sua idade em tempo real, sem armazenar qualquer informação pessoal no sistema. Dessa forma, a comprovação de idade é realizada em menos de 10 segundos, contra os três minutos necessários para uma verificação feita por um funcionário.

Funcionários

Com mais tecnologia, e principalmente com a IA, um dos maiores receios é a redução de quadros, mas essa não é a visão da companhia. O objetivo dessas tecnologias, segundo Sturn, é reduzir momentos de atrito entre o consumidor e a loja, como ocorre no self-checkout e na utilização dos totens espalhados pelos estabelecimentos.

“A tecnologia não vai acabar com as pessoas, mas vai mudar o papel delas.” Ele acredita que o varejo vai se tornar mais automatizado, com mais autoatendimento, mas que ainda haverá a necessidade de pessoas para oferecer uma experiência personalizada.

Cobertura da NRF 2025

Mercado&Consumo faz a cobertura do evento in loco, com conteúdos em todas as plataformas. Como encerramento, no dia 15 de janeiro, será realizado o Retail Executive Summit (RES), diretamente da sede do TikTok em Nova York. O evento, gratuito e transmitido ao vivo, promete aprofundar as discussões da NRF 2025. As inscrições já estão abertas.

Com informações de DC News.
Imagem: Shuttestock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist