A transformação digital tem sido um desafio e uma oportunidade para o setor varejista global. Na China, essa mudança começou a ganhar força a partir de 2016, quando o país foi, de certa forma, “forçado” a adotar novas tecnologias para melhorar sua competitividade e eficiência.
De lá para cá, o mercado chinês tem se destacado como um laboratório de inovações, com soluções que estão redefinindo a experiência de compra. Esse foi um dos temas debatidos por Kevin Peng, secretário-geral da China Chain Store & Franchise Association (CCFA) no Retail Executive Summit (RES), evento promovido pela Gouvêa Experience, em Nova York, para consolidar os insights e aprendizados da NRF 2025, com transmissão ao vivo e de graça, pela Mercado&Consumo, diretamente da sede do TikTok.
Entre as inovações mais significativas, destaca-se o varejo instantâneo, modelo que tem ganhado popularidade na China, principalmente com o crescimento das plataformas de entrega rápida. “Nesse modelo, o cliente pode realizar uma compra online e, em questão de minutos, retirar o produto em uma loja física ou recebê-lo em sua casa, de forma quase imediata”, explica.
Com novos formatos de publicidade sendo explorados para envolver os consumidores de maneira mais direta, a mídia de e varejo é outro campo crescente na China. Segundo Peng, os varejistas estão utilizando cada vez mais dados para personalizar suas campanhas publicitárias e melhorar a eficácia de suas ações promocionais.
“No ano passado, fizemos um relatório sobre mídia de varejo, na China oriental e ocidental. E, a partir desta diretriz, dissemos à indústria o que devemos fazer na mídia de varejo, na grande indústria de varejo”, diz.
Evolução da transformação digital
Na palestra, Peng destacou que a transformação digital na China tem sido um processo contínuo e multifacetado, dividido em cinco etapas: Introdução, Iniciação, Implementação, Consolidação e Inovação. Cada etapa exige não apenas a adoção de novas tecnologias, mas também mudanças estruturais e operacionais, incluindo a reconfiguração do ecossistema organizacional e a criação de novos canais de venda e experiência para o consumidor.
Em 2021, a China se concentrou em um aspecto fundamental: os talentos. Foi criada uma parceria com a Tencent para estabelecer um padrão de habilidades necessárias para a transformação digital e promovendo a educação e formação de profissionais capacitados para o varejo digital.
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