O velho mundo acaba de ganhar uma das maiores referências tecnológicas do varejo. Fica na cidade portuguesa de Leiria, de 130 mil habitantes, a 90 minutos de Lisboa, e é considerado o maior exemplo de supermercado integralmente autônomo do mundo. Ele leva a marca da rede Continente Bom Dia, do conglomerado português Sonae. Com 1.217 metros quadrados supera o da rede Rewe (1.200 metros quadrados), em Hamburgo, e o da Netto (800 metros quadrados), em Ratisbona, ambos na Alemanha.
O ambiente possui 1.676 câmeras, 2 mil balanças, 21 atendentes, 10 mil produtos e seis caixas de checkout autônomo para atender uma média diária de 3 mil carrinhos que visitam o estabelecimento. “Combinamos tecnologia com o suporte dos funcionários para criar uma experiência de compra única”, afirmou Luís Moutinho, CEO da MC Sonae – unidade de varejo alimentar do Grupo Sonae, que faturou 7 bilhões de euros nos primeiros três trimestres de 2024 (alta anual de 15,4%) e teve Ebitda de 706 milhões de euros (+21,7% na comparação anual).
A experiência é inovadora desde a chegada do consumidor ao estabelecimento. Não é necessário liberar a entrada com um cartão, aplicativo, ou qualquer outro método. É uma entrada democrática, como chama o grupo Sonae. Dentro do mercado, a maior inovação está no ambiente possui 1.676 câmeras, 2 mil balanças, 21 atendentes, 10 mil produtos e seis caixas de checkout autônomo, visão computacional, sensores de prateleira e detecção de inventário em tempo real. Combinados, escaneiam em tempo real todos os movimentos do consumidor, incluindo itens como frutas e verduras, que têm sua massa calculada por meio de algoritmos. No fim da compra, ao se direcionar ao caixa, não é necessário retirar os itens da cesta. É só pagar e ir para casa.
Quem traz esse pacote de inovação para o mercado Continente Bom Dia é a empresa portuguesa de tecnologia Sensei. “Queremos digitalizar as lojas com tecnologias que automatizam todo o processo de compra”, afirmou Vasco Portugal, CEO e cofundador da Sensei. A partir dos dados, a empresa identifica gargalos nos processos de compra e identifica pontos de melhoria para o cliente final. Segundo Portugal, o pacote de tecnologias ajuda a praticamente eliminar as filas e eliminar gargalos dos grandes supermercados com soluções que anteriormente eram aplicadas em lojas de menor escala.
O conceito de supermercado autônomo não é novo. Em 2003, a companhia americana SmartMart lançou uma das primeiras lojas consideradas como mercado autônomo. Em 2015, a Amazon começou a testar o conceito, que posteriormente foi lançado ao público em 2018 e possui lojas abertas atualmente nos EUA e no Reino Unido. A diferença da loja recém-aberta em Portugal é que se trata de uma operação em escala de supermercado – espaços de menor metragem e quantidade de itens. A Sensei ajudou a abrir um dos primeiros mercados autônomos no Brasil, em Curitiba, junto à rede Muffato. A companhia atualmente possui escritório em São Paulo, o que indica que devemos esperar mais do modelo no país.
Com informações de Agência DC News
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