O Aeroporto Internacional de Viracopos implementou o embarque por biometria facial. Essa tecnologia elimina a necessidade de documentos físicos ou bilhetes impressos, acompanhando a tendência global e podendo ser aplicada em diversos tipos de eventos, como shows, estádios de futebol e instituições culturais.
Nos aeroportos, o reconhecimento facial aprimora a eficiência, segurança e comodidade de passageiros e equipes operacionais. Entre os benefícios estão a redução de filas e do tempo de espera, maior segurança, experiência sem contato, precisão e confiabilidade, além da integração com sistemas de controle de fronteiras e gerenciamento de bagagens, otimizando a coordenação geral e a experiência dos passageiros.
“A biometria facial transforma a experiência dos usuários ao proporcionar um acesso rápido, seguro e sem contato. No segmento de entretenimento, por exemplo, a tecnologia melhora significativamente a gestão de público e reduz filas, ao mesmo tempo em que oferece maior controle e segurança aos organizadores”, afirma Tironi Paz Ortiz, CEO e fundador da Imply, empresa de soluções de controle de acessos com reconhecimento facial.
Eficiência e segurança
Com a eliminação de credenciais físicas, como bilhetes ou pulseiras, o tempo de entrada é reduzido, aumentando a satisfação do público e permitindo um fluxo mais organizado. A tecnologia também minimiza o risco de fraudes, como o uso de ingressos falsos, e contribui para um ambiente mais seguro.
O Estádio São Januário, no Rio de Janeiro, implementou a solução da Imply e se tornou o primeiro estádio do estado a operar 100% dos acessos com reconhecimento facial. A empresa também modernizou a gestão de acessos em outras cinco importantes arenas no Brasil: Arena Independência, Arena MRV, Beira-Rio, Ilha do Retiro e Ligga Arena.
Fora do segmento esportivo, a Imply também foi responsável pela implementação do reconhecimento facial na Oktoberfest Blumenau, considerada a maior festa alemã das Américas.
Com informações de Mercado&Tech.
Imagem: Divulgação