O Carnaval de 2025 chega trazendo otimismo para os empresários do setor de bares e restaurantes em todo o Brasil. De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 74% dos empresários planejam abrir seus estabelecimentos durante os dias de folia e 69% esperam aumento no faturamento em comparação ao ano passado, que foi de R$ 1,4 bilhão, segundo o Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises.
Cerca de 59% dos empresários projetam um crescimento de até 20% no faturamento, e outros 10% acreditam em resultados ainda mais expressivos. Isso significa que sete a cada dez estabelecimentos projetam uma injeção na cada dos dois dígitos altos na receita. Caso a projeção de alta de pelo menos 20% de confirme, as receitas somarão pelo menos R$ 1,68 bilhão.
Um Carnaval mais tardio, já que acontece em março, é visto como oportunidade para prolongar a temporada de alta movimentação turística em diversas regiões do País. E é visto como ainda melhor do que foi o de 2024.
“No ano passado, tivemos um dos melhores carnavais para o setor de alimentação fora do lar”, disse o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, com alta anual de 15% no faturamento, segundo ele. A expectativa é de que em 2025 os resultados sejam ainda melhores, impulsionados pelo maior poder de compra da população, pela redução do desemprego e pelo aumento do turismo, tanto doméstico quanto internacional.
Apesar do otimismo para a data, muitos empresários ainda enfrentam dificuldades financeiras. Segundo a pesquisa, 38% das empresas possuem pagamentos em atraso. Destas, 72% devem impostos federais, 45% devem impostos estaduais, 35% têm empréstimos bancários em atraso, 29% devem encargos trabalhistas e previdenciários, 24% têm débitos com serviços públicos, como água, luz, gás e telefone, 23% estão em atraso com taxas municipais, 21% devem a fornecedores de insumos, 15% têm débitos de aluguel, 10% devem a fornecedores de equipamentos e serviços e 5% estão em atraso com pagamentos de empregados. “Embora a festa seja um bom ponto de partida, é essencial que os empresários vejam o Carnaval como preparação para um ano de crescimento contínuo”, disse Solmucci. Esse é o momento que os empresários devem usar para ajustar as finanças, atrair novos clientes e fortalecer os laços com os habituais.
Reajustes
A pesquisa também destacou que 74% dos empresários conseguiram reajustar os preços de seus cardápios em dezembro. Desses, 40% acompanharam o índice inflacionário, 23% elevaram abaixo dele e 11% aplicaram aumentos superiores ao IPCA. Os demais 26% não conseguiram implementar qualquer reajuste. Cerca de 18% das empresas operaram em prejuízo no mês de dezembro, o menor índice em 12 meses. Outras 44% realizaram lucro e 37% tiveram estabilidade. “Embora ainda estejamos enfrentando desafios acumulados, como o aumento dos preços dos insumos, o Carnaval tem o potencial de impulsionar o setor. É o momento de se reorganizar e criar estratégias”, disse Solmucci.
Com informações de Agência DCNews
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