Nove em cada dez passageiros notam a presença da publicidade nos aeroportos, seja em formatos Out of Home (OOH), como colunas digitais, painéis estáticos e telas digitais, seja em adesivações e dominações nas paredes. Os dados foram levantados pela JCDecaux e mostram que 84% dessas pessoas interagem ou têm a intenção de interagir com a publicidade.
A pesquisa foi realizada nos dois principais aeroportos do País: o Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU) e o Aeroporto Internacional de Brasília (BSB). O levantamento indica que os passageiros geralmente lembram de propagandas de quatro marcas ou produtos enquanto estão nos aeroportos, sendo que as categorias mais citadas são:
- restaurantes e lanchonetes – 66% para voos nacionais e 43% em internacionais
- perfumes – 33% para nacionais e 45% em internacionais
- bancos e investimentos – 23% para nacionais e 29% em internacionais
- cartão de crédito – 19% para nacionais e 30% em internacionais
O estudo aponta que o ambiente dos aeroportos desperta diferentes sensações nos passageiros, dependendo da área em que estão, como no check-in, no raio-X ou na área restrita, por exemplo. Já em relação à publicidade aeroportuária, os sentimentos mais mencionados são interesse, calma e satisfação. Para 62% dos entrevistados, ver propagandas nesses espaços é algo positivo.
Entre os temas mais relevantes em cada aeroporto, os passageiros do Aeroporto de Brasília (BSB) demonstram maior interesse por agronegócio, educação, compras online e finanças. No Terminal 1 de GRU, os destaques são negócios e empreendedorismo, automóveis, compras online e esportes. Já no Terminal 2 de GRU, os temas mais relevantes são moda, decoração, shows, meio ambiente e e-sports, enquanto no Terminal 3, os principais interesses são games, música, cinema e tecnologia.
Perfil dos passageiros
Os dados revelam que o perfil dos passageiros é composto por 45% de mulheres e 55% de homens. Seis em cada dez entrevistados têm ensino superior completo. Entre os viajantes, 72% realizam viagens nacionais anualmente, e 30% viajam a cada três meses ou com maior frequência.
As viagens a lazer correspondem a 41% do total, enquanto as de trabalho representam 35%. Já as viagens para visitar familiares somam 13%, e as motivadas por estudos chegam a 7%, com os demais 4% viajando por outros motivos. A maioria dos passageiros, 65%, viaja sozinha.
Entre os entrevistados, 47% são trabalhadores assalariados, sendo que 42% ocupam cargos como coordenador, gerente ou C-level. Além disso, 16% se identificam como empresários ou donos de negócios, 10% são estudantes e o restante atua em outras profissões. O levantamento também aponta que 53% dos entrevistados frequentam aeroportos para buscar ou levar amigos e parentes quando não estão viajando.
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