O SoftBank Group e a OpenAI, fabricante do ChatGPT, planejam criar uma joint venture para oferecer serviços de Inteligência Artificial (IA), inicialmente visando empresas do Japão para estabelecer as bases para uma possível expansão mundial.
O CEO do SoftBank Group, Masayoshi Son, disse nesta segunda que a empresa designará mil funcionários este ano para a parceria para dar início às suas vendas e trabalho de engenharia.
Em um primeiro caso, a empresa japonesa gastará US$ 3 bilhões para usar a tecnologia da OpenAI em negócios do próprio grupo.
Em janeiro, o SoftBank Group e a OpenAI anunciaram um plano para investir até meio trilhão de dólares em infraestrutura de IA nos EUA, juntamente com outros parceiros, como a Oracle e a MGX, sediada em Abu Dhabi.
Movimentação após DeepSeek
Na semana passada, o mundo da tecnologia se surpreendeu com o lançamento, pela startup DeepSeek, da China, de um chatbot de Inteligência Artificial (IA) generativa comparável aos modelos da OpenAI – ou até superior em algumas performances – e com recursos menores, utilizando chips menos avançados.
Desde o lançamento, os modelos R1 e V3 conquistaram uma onda de consumidores que levaram a DeepSeek ao topo da Apple App Store no fim de semana, além de alcançarem o topo em rankings de chatbots IA.
Na ocasião, o CEO da OpenAI, Sam Altman, chamou o modelo de Inteligência Artificial da chinesa DeepSeek de “impressionante” e avaliou como “revigorante” ter um novo concorrente no mercado. Ele também prometeu que sua empresa irá fazer novos lançamentos em breve.
“É um modelo impressionante, principalmente pelo que eles conseguem oferecer pelo preço”, escreveu o CEO da OpenAI em seu perfil no X, em referência ao lançamento da DeepSeek. “Obviamente entregaremos modelos muito melhores e também é realmente revigorante ter um novo concorrente! Faremos alguns lançamentos”, acrescentou.
Altman ainda disse que o mundo vai querer usar “muita IA” e ficará “surpreso” com os modelos de próxima geração.
Com informações de Estadão Conteúdo (Dow Jones Newswires).
Imagem: Shutterstock