A Inteligência Artificial bateu à porta do mercado há algum tempo e após um período de estudo, adoção e adaptação, as empresas começam a utilizar a tecnologia para melhorar os resultados. É o que acaba de anunciar a Obramax, rede de atacarejo de materiais de construção.
A rede conta com o Orçamax, um serviço que simplifica o processo de solicitação de orçamentos, permitindo que clientes enviem listas, fotos ou planilhas de produtos de forma rápida e segura. Recentemente, a Obramax implementou uma solução de Inteligência Artificial para automatizar e acelerar o retorno desses orçamentos, reduzindo o tempo de resposta de até sete dias para cerca de uma hora.
Essa inovação aumentou em 15% a taxa de conversão de vendas, trazendo mais agilidade às compras. “Sabemos que tempo é dinheiro para quem trabalha com obras, e a agilidade nas respostas de orçamento permite que o profissional retorne rapidamente ao trabalho. Além disso, a IA pode adotar uma linguagem técnica ajustada às necessidades de cada cliente”, revela Juliana Piccolotto, diretora de Omnicommerce da Obramax.
A expectativa da rede varejista é levar a tecnologia para outros canais de compra, como o e-commerce e o aplicativo de mensagem WhatsApp. “O Brasil é um dos líderes mundiais no uso dessa rede social, que é considerada um importante canal de comunicação e vendas. Por isso, também pretendemos ampliar e escalar o uso da IA na empresa”, acrescenta a executiva da Obramax.
Desde o lançamento, adaptações precisaram ser realizadas, visando mais qualidade, assertividade e agilidade do serviço. “Foi necessário adaptar a AI para interpretar corretamente nossos produtos, considerando, inclusive, os termos regionalizados e expressões menos comerciais”, destaca Juliana.
Imagem: Shutterstock