A Amway, empresa americana de vendas diretas de produtos das áreas de nutrição, beleza e cuidados com a casa, anunciou que atingiu vendas globais de US$ 8,6 bilhões em 2017. A companhia obteve crescimento em vendas em diversos mercados chave, como Coreia do Sul, Tailândia, Rússia, Índia e Brasil. Liderado por China e Estados Unidos, as vendas no segundo semestre de 2017 aumentaram cerca de 3% em comparação com o mesmo período do ano anterior. A companhia prevê a continuidade desta tendência de aumento nas vendas para o ano de 2018.
“Enfrentamos um período desafiador em nossos negócios na China que, combinado com taxas de câmbio menos favoráveis, afetou nosso resultado por alguns anos”, afirma o presidente da Amway, Doug DeVos. “Essa trajetória descendente foi interrompida e, agora, com os negócios na China se recuperando mais rápido do que o esperado, prevemos crescimento em 2018. Diversos outros fatores embasam esta previsão, incluindo o crescimento constante em mercados como Coreia do Sul, Tailândia e Brasil, expansão de investimentos em plataformas digitais e de distribuição e lançamentos de produtos”.
O investimento da companhia em plataformas digitais é essencial para impulsionar as vendas neste e nos próximos anos. “A tecnologia está evoluindo rapidamente e estamos focados nesse caminho”, diz Steve Van Andel, presidente do Conselho da Amway. “O empreendedor da próxima geração quer comandar seu negócio de qualquer lugar. Atender às necessidades dos ‘próximos’ empreendedores será chave para o nosso sucesso”.
Alguns dos investimentos digitais iniciais da companhia apresentam resultados positivos. Na China, cerca de 70% das compras de produtos são realizadas em plataformas digitais e sociais e 75% são via dispositivos móveis. O país é visto como a filial onde o digital é mais avançado, e onde a companhia vê mais nitidamente o impacto das vendas online. A empresa lançou novos aplicativos e experiências digitais na China, como o Online Studio, que geram experiências de compra e engajamento para os Distribuidores Amway e seus clientes.
Em suas categorias de produto, a Amway está focada em atrair a nova geração de consumidores. Em 2017, produtos de nutrição e controle de peso responderam por 50% das vendas da companhia, demonstrando um desejo crescente do público por produtos saudáveis.
A Amway do Brasil possui um plano de crescimento que contempla um investimento de US$ 150 milhões até 2019. Os esforços serão focados na experiência dos empresários da companhia, treinamentos presenciais e online e o aprimoramento da malha logística da empresa.
Em 2017 foram alcançados 200 mil distribuidores em todo Brasil. Esse ano, a empresa lançou no país o Body Key, um programa de emagrecimento que pode ser customizado pelo consumidor, por meio de um aplicativo. Rossana Sadir, presidente da Amway do Brasil disse esperar “um crescimento significativo para os próximos anos”, além de continuar a oferecer oportunidade de empreendedorismo.
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