Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Previsão de demanda: o segredo para não perder nenhum cliente

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
12 de fevereiro de 2025
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
Previsão de demanda: o segredo para não perder nenhum cliente

Em um cenário altamente competitivo, as empresas que adotam práticas eficazes de planejamento se sobressaem. Pesquisa recente da Neogrid e do Opinion Box aponta que a falta de produtos nas gôndolas deve ser um ponto de atenção para as marcas, uma vez que 33% dos consumidores buscam o item em outra loja quando não encontram o que procuram, enquanto 37% optam por comprar uma marca diferente.

A previsão de demanda é essencial para o êxito do negócio, sendo fundamental na tomada de decisões táticas, que vão desde a produção até o abastecimento. Com um bom planejamento, é possível maximizar a eficiência operacional, minimizar os custos de estoque e garantir a disponibilidade de produtos em gôndola, contribuindo para a satisfação e fidelização do cliente.

Na prática, trata-se de uma ferramenta que combina métodos quantitativos e qualitativos, incluindo histórico de vendas, tendências de mercado e variáveis externas que podem influenciar o comportamento do consumidor, como a sazonalidade e as condições econômicas. Essa ferramenta, quando aplicada corretamente, é capaz de prever a quantidade certa de produtos que deve estar disponível para o consumidor em um período futuro. Além disso, a interpretação dessas informações permite reconhecer padrões e criar insights.

Um exemplo claro disso ocorre em indústrias de itens periódicos, como brinquedos para o Natal. Ao empregar a estimativa de vendas com base nos registros do ano anterior e em oportunidades do setor, as indústrias adaptam sua produção para atender à demanda do mercado. Isso evita desperdício de recursos e desabastecimento, garantindo uma interação positiva com o público-alvo.

Nesse contexto, a tecnologia é, sem dúvida, uma aliada de peso, ao oferecer recursos avançados de diagnóstico que ajudam as organizações a tomar decisões mais precisas. Plataformas integradas viabilizam o controle em tempo real, ajustando as exigências de acordo com as mudanças no setor e otimizando a cadeia de suprimentos.

Com uma boa estratégia, é possível minimizar prejuízos, aprimorar a rotatividade e utilizar melhor o espaço disponível. É, ainda, um caminho seguro para a redução dos custos de manutenção, pois o gerenciamento das mercadorias se torna mais eficiente e menos oneroso. Uma perspectiva de vendas bem elaborada também ajuda em relação à produtividade, projeção de compras, planos de marketing e alocação de recursos.

Em qualquer segmento, a análise das estatísticas obtidas por meio de projeções oferece elementos-chave para fazer escolhas mais assertivas, avaliar o potencial do mercado e identificar novas oportunidades. Preparar-se para as expectativas do consumidor não é apenas uma questão de previsibilidade, mas de empregar dados reais para antecipar os desejos do cliente.

Anna Carolina Fercher é coordenadora de Atendimento ao Cliente e Dados Estratégicos da Neogrid.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Água Doce quer abrir 15 lojas em shoppings até 2027 focada em plano de expansão

Próxima Postagem

Shein, Renner e C&A são as marcas mais desejadas na moda em janeiro

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães
Foodservice

Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães

8 de maio de 2025
Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano
Economia

Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano

7 de maio de 2025
A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar
Artigos Mercado&Food

A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar

7 de maio de 2025
Marina Boulevard Itajaí: estratégia por trás do primeiro shopping voltado para as águas do Brasil
Shopping centers

Boulevard Marina Itajaí: A estratégia por trás do 1º shopping voltado para as águas do Brasil

7 de maio de 2025
Próxima Postagem
Shein, Renner e C&A são as marcas mais desejadas na moda em janeiro

Shein, Renner e C&A são as marcas mais desejadas na moda em janeiro

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

O valor foi possível graças à solidariedade dos clientes da varejista, que, no momento da compra, optaram por doar o troco

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

8 de maio de 2025
McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

McDonald’s relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

8 de maio de 2025
UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

8 de maio de 2025
Jean Jereissati assume AB InBev América Central e deixa Ambev S.A.

AB InBev lucra bem mais que o esperado no 1º trimestre

8 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.