De olho nos resultados de 2025, a Vapza, produtora brasileira de alimentos embalados a vácuo e cozidos a vapor, acaba de anunciar um investimento estratégico de R$ 10 milhões para o ano, que serão aplicados em máquinas, equipamentos, infraestrutura, P&D, indústria 4.0 e automatização de processos para melhoria de eficiência e produtividade.
A marca planeja expandir sua fábrica em Castro (PR) por meio da construção de uma área industrial adicional de 800m² para ampliar a capacidade de armazenagem e picking, em resposta ao crescimento no volume de vendas e na produção. A ampliação também dobrará a capacidade produtiva das áreas de carnes e pratos prontos, além de preparar o lançamento de novos produtos no segmento de proteína animal, previstos para o segundo semestre do ano.
“Essa expansão geral é um passo estratégico, que nos permitirá crescer em mercados-chave enquanto reforçamos nosso compromisso com a sustentabilidade e a inovação, pilares fundamentais da nossa atuação”, afirma Enrico Milani, CEO da Vapza.
A aplicação de recursos em automação industrial, marketing digital e inovação também será uma prioridade, assim como a ampliação da atuação no varejo nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e a expansão da presença da marca no setor de foodservice, com foco nos mercados do Norte e Nordeste.
Com a projeção de um crescimento sustentável de 20% para 2025, a empresa planeja novos lançamentos no foodservice e no varejo, visando atender às crescentes demandas do mercado. “Estamos focados em soluções que agreguem ainda mais valor aos clientes, com novos produtos em desenvolvimento para atender às necessidades de nossos consumidores e parceiros”, explica Milani.
Investimentos estratégicos, expansão e sustentabilidade
Em 2024, com o objetivo de fortalecer a estrutura organizacional para atender à crescente demanda do mercado, a Vapza investiu R$ 5 milhões no aprimoramento de processos internos, consultorias, ferramentas de gestão e na capacitação de colaboradores.
Recentemente, a empresa também passou por uma revisão estratégica de portfólio, reduzindo 30% dos itens, focando em produtos mais relevantes e alinhados às demandas do mercado. “Essa iniciativa foi crucial para introduzir soluções mais assertivas”, explica o CEO.
Visando impulsionar o crescimento no varejo, a empresa está fortalecendo a rede de distribuidores, permitindo a entrada em 1.500 novos pontos de venda na região Sul e dobrando sua atuação em 90 dias. Com isso, consolidou sua presença em 18 mil pontos de venda em 23 estados e registrou um crescimento de 9% no volume de vendas.
No segmento de foodservice, 2024 foi marcado pelo lançamento de mais de 30 soluções exclusivas, incluindo pratos prontos e produtos tailor-made desenvolvidos para atender às necessidades específicas dos clientes. “Esses lançamentos fortaleceram a posição da Vapza como parceira estratégica no setor”, comenta Milani.
A expansão internacional também foi um destaque de 2024, com a exportação para mais de 13 países, incluindo mercados estratégicos como Canadá, Estados Unidos, Alemanha e Portugal. A expectativa de crescimento nas exportações é de 15%, e a empresa já identifica oportunidades promissoras em novas regiões, como Chile, Uruguai e outros estados norte-americanos.
No ano passado a Vapza também celebrou marcos importantes, como a conquista do Selo B, uma certificação reconhecida globalmente que posiciona a marca como líder em responsabilidade social e ambiental, e o alcance do Aterro Zero, resultado de melhorias no tratamento de águas, gestão de resíduos e uso de embalagens sustentáveis. “Essas conquistas reforçam nosso compromisso em criar um futuro mais responsável e consciente para todos”, finaliza Milano.
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