A rede de restaurantes Hooters of America está trabalhando com credores em um plano para reestruturar seus negócios por meio de um pedido de falência, que deve ocorrer nos próximos meses, segundo reportagem da Bloomberg.
O processo está sendo preparado pelo escritório de advocacia Ropes & Gray, mas fontes disseram à reportagem que os planos ainda não são definitivos. O pedido deve ser formalizado na Justiça dentro dos próximos dois meses.
Segundo a reportagem, a Hooters vem enfrentando problemas financeiros devido à queda no fluxo de clientes. Diversas unidades já foram fechadas. Em 2021, a rede emitiu aproximadamente US$ 300 milhões em títulos lastreados em ativos, segundo dados compilados pela Bloomberg. Os títulos foram estruturados como securitizações empresariais integrais, tipo de financiamento que é comum entre redes de restaurantes.
A empresa estava trabalhando para lidar com sua dívida com seus advogados, bem como com consultores de recuperação da Accordion Partners, informou a Bloomberg anteriormente. Alguns dos detentores de dívidas da Hooters recorreram à Houlihan Lokey Inc. para obter consultoria. Os representantes da Hooters, Accordion Partners e Ropes & Gray não responderam aos pedidos de comentários da Bloomberg. Um representante da Houlihan não quis comentar.
Fechamentos desde 2018
Em 2024, reportagem da CNN mostrou que dezenas de unidades da rede haviam fechado nos Estados Unidos, incluindo os estados da Flórida, Kentucky, Rhode Island, Texas e Virgínia. O aumento dos preços dos alimentos e do custo de mão de obra foram duas das causas apontadas pela empresa.
Um porta-voz da Hooters lamentou o fechamento das lojas com baixo desempenho em entrevista à emissora e informou que, apesar dos fechamentos, a marca de 41 anos continuava “altamente resiliente e relevante”, com foco para a sua nova linha de alimentos congelados vendidos em supermercados e para a abertura de novos restaurantes no exterior.
Segundo a CNN, a Hooters tinha cerca de 300 locais globais, uma queda de quase 12% desde 2018, de acordo com a Technomic, empresa de consultoria de restaurantes. Em comparação, rivais como Twin Peaks e Dave & Busters cresceram desde então.
Aumentos de preços em restaurantes e fast foods nos Estados Unidos no ano passado fizeram com que os clientes reduzissem os gastos e fizessem reclamações online, minando a reputação de acessibilidade do setor. Além do Hooters, a emissora aponta que outras redes também foram impactadas pela preocupação dos clientes com o dinheiro, com Applebee’s, TGI Fridays e o falido Red Lobster entre os que fecharam restaurantes recentemente.
Com informações de Estadão Conteúdo.
Imagem: Shuttestock