Maioria dos cariocas prefere comer em casa neste Carnaval

Pesquisa realizada com moradores da cidade do Rio, revelou que consumidor está preocupado com o custo elevado de comer na rua

O Carnaval é uma das datas mais celebradas e aguardadas pelo carioca, mexendo com o turismo, a economia e com os supermercados, que reforçam seus estoques para atender os foliões. Mas o consumidor está em alerta para os dias de folia. Uma pesquisa realizada pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) revelou que 49,7% dos moradores da cidade, neste Carnaval, vão optar por comer em casa, por conta do custo elevado de comer na rua.

Outros 39,3% dos pesquisados devem optar por fazer parte da alimentação em casa e outra com lanches rápidos na rua. Apenas 11% afirmaram preferir comer na rua. “Durante o Carnaval, mais foliões pretendem se alimentar em casa, impacto direto do valor mais elevado das refeições fora do lar”, revela Fábio Queiróz, presidente da Asserj.

Falando em preferências, uma tradição do Carnaval, a feijoada, perdeu o posto entre os moradores da cidade do Rio. O levantamento mostrou que, além de se alimentar em casa, os 42,8% dos foliões querem fazer refeições mais leves, como salada e alguma proteína. Para 36,5%, o churrasco com carne, frango e linguiça será a opção principal. Cerca de 13,5% vão optar pela praticidade, com alimentos congelados e de fácil preparo. A feijoada só deve entrar no cardápio de 8,2% dos cariocas.

“Vale destacar que os cariocas também estão mais conscientes e vão dar preferência para comidas mais leves, como saladas e proteínas, provavelmente impactados com o surto de calor que a cidade vem enfrentando”, comenta Queiróz.

Já quando o assunto é a bebida alcoólica, para maiores de 18 anos, a cerveja é a escolha principal de 59,4% dos pesquisados. Seguido pelas bebidas destiladas (vodca, cachaça, entre outras) com 25,5%. Vinhos e espumante só entrarão nas compras de 15,1% dos foliões neste Carnaval. Quando questionados sobre quais bebidas não alcoólicas são a preferência da família, a liderança ficou com os refrigerantes (37,7%), seguido pela água (34,3%) e pelos sucos (28%).

Sobre a ida aos supermercados para abastecer a despensa e se preparar para a folia, os cariocas estão divididos. Para 50,6% dos entrevistados, a visita ao supermercado deve ocorrer mais em cima da hora. Outros 49,4% já planejaram previamente suas compras de Carnaval.

Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist